sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FICHA LIMPA - após um ano de criada ela está AMEAÇADA 2012 - Assinem a Petição


A CAMPANHA FICHA LIMPA ESTÁ AMEAÇADA PARA 2012 
 VAMOS NOS UNIR NO ABAIXO ASSINADO.



Discurso do deputado Alessandro Molon na Sessão Extraordinária de 29/09/2011 do Plenário da Câmara dos Deputados:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, participei há pouco da celebração de aniversário de um ano da Lei da Ficha Limpa, com crianças e estudantes de uma escola aqui do Distrito Federal, Parlamentares de diversos partidos e representantes da sociedade civil.
Ao contrário do que talvez alguns pensem, Sr. Presidente, ainda é preciso defender a aplicação dessa lei, pois ela ainda corre risco. É hora de a sociedade brasileira e o Parlamento se mobilizarem em defesa dessa lei aprovada por esta Casa, para garantir que na política, nas casas legislativas, no Poder Executivo cheguem, cada vez mais, pessoas de bem e que aqueles que, de fato, não têm um passado condizente com as melhores práticas, com o comportamento republicano, marcado pela lisura, sejam afastados da vida pública. Todas as dificuldades devem ser criadas pelo ordenamento jurídico brasileiro para que essas pessoas cheguem ao poder, porque, de lá, como temos visto, infelizmente, é difícil tirá-las.
Daí o meu apoio a essa lei, o meu compromisso de lutar pela sua implementação; que a nossa Casa aperfeiçoe os mecanismos de limpeza do Poder Legislativo, do Poder Executivo, aproximando o Parlamento da sociedade.
Em especial, deixo aqui o meu registro a favor do voto aberto, pelo fim de toda e qualquer votação secreta nesta Casa. O nosso eleitor tem o direito de saber como votamos aqui. O voto que damos aqui não é nosso; é do eleitor, é dado em nome do nosso eleitor.
Nosso apoio também à abertura de todos os votos.
Aproveito a presença do Deputado Ivan Valente, Presidente da Frente Parlamentar, para manifestar meu apoio ao fim do voto secreto no Parlamento, para que todos os nossos votos sejam abertos.
Muito obrigado a todos pela atenção.

Site: Deputado Federal Alessandro Molon - PT - RJ

OUTUBRO - MÊS DAS VOCAÇÕES - 1º Outubro - Dia de SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS



FESTIVIDADES NA BASÍLICA DE STA.TERESINHA DO MENINO JESUS
1º de Outubro – Sábado – Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus
 6:00 Alvorada Festiva
7:00     Santa Missa
8:00     Santa Missa
09:00   Santa Missa
10:00   Santa Missa
11:00   Santa Missa
 16:00   Santa Missa Solene – Celebrante : Fr.Eduardo Alberto, Ocd
Música – Coral Santa Teresinha
Barraca de quitutes durante o dia
 19:00   Santa Missa Solene – Celebrante Dom Paulo César
Música – Coral Dei Angeli
Após a Missa – Bingo no Salão Pastoral – EM TODAS AS MISSAS DISTRIBUIÇÃO ROSAS
No encerramento – GRANDE CHUVA DE ROSAS

2 de Outubro – Domingo

7:00     Santa Missa
8:30     Santa Missa
10:00   Santa Missa
11:30   Santa Missa
16:00   Tarde de Louvor com procissão interna
Part: Arautos do Evangelho e Banda Militar
 18:30   Missa de Encerramento – durante o dia barraca de quitutes

Endereço:   A Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus fica localizada na Rua Mariz e Barros, 354 (em frente ao Instituto de Educação) – Tijuca



A HISTÓRIA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
"

Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897.

Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua voca
ção era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi
feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das
Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humil
dade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus,

pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha
do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai,
livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada
pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária

"desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua
vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de
uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e
pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o
Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária

da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santi
dade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma
testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora
a última sua entrada nesta morada, pois exclamou :
" meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".
ORAÇÃO DE SANTA TERESINHA





Ó Santa Terezinha , branca e mimosa flor de Jesus e Maria , que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renuncia, do abandono e do amor.

Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que o ofendamos com o pecado. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais ,especialmente a graça que estamos precisando agora (diz a aqui a graça desejada).

Lembrai-vos , ó Santa Terezinha que prometestes passar vosso céu fazendo bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Ah Cumpri em nós a vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu ,ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amem.




Ensino Religioso é APROVADO

O projeto que prevê a disciplina do ensino religioso plural e confessional na grade curricular das escolas municipais da cidade do Rio foi aprovado, na última quinta-feira, dia 29 de setembro, na Câmara dos Vereadores, com 27 votos a favor e cinco contrários. O Projeto de Lei 862, de 1/4/2011, se baseia na Constituição Federal, no parágrafo 1º, do artigo 210, e também no artigo 33 da Lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e animador do Ensino Religioso, Dom Nelson Francelino Ferreira, parabenizou todos os vereadores que perceberam o conceito mais amplo da educação e lutaram pela aprovação. E também reprovou os votos contrários.


— É uma conquista da população ter garantido o direito de ter o ensino religioso nas escolas públicas. E é um ponto a se lastimar que pessoas do credo cristão tenham se oposto. É lamentável que algumas denominações não percebam o conceito e o valor do ensino religioso para humanizar e dar uma nova dimensão à educação, avaliou

O vereador Reimont Luiz Otoni lembrou que o ensino religioso terá matrícula facultativa e não é uma catequese ou doutrinação.

— Hoje é um dia memorável, porque, depois de uma longa batalha, nós conseguimos aprovar o ensino religioso plural e confessional, onde as nossas crianças das escolas municipais terão o que é delas por direito, conforme está garantido na Constituição. O ensino religioso é muito importante na formação das nossas crianças nesse tempo de tantas dificuldades, consumismo e violência, afirmou.


 
Para o deputado estadual Márcio Pacheco, a aprovação significa que os alunos de escolas públicas, assim como os das escolas particulares, terão a opção de escolher o ensino da religião que desejarem.

— Meus filhos estudam em escolas particulares religiosas para que também recebam uma formação humana, da mesma forma, os alunos que estudam em escolas públicas precisam ter essa opção, disse o deputado.

O vereador Reimont afirmou que o ato de assinatura da lei, pelo prefeito Eduardo Paes, deverá contar com a presença de diversas autoridades religiosas e afirmou que, com a sanção do prefeito, a implementação da lei deverá acontecer no início de 2012.


— O ensino religioso é uma ferramenta importantíssima no processo de educação. Meu coração está em festa, partilhou.

Saiba quem votou a favor e contra o oferecimento do ensino religioso plural e confessional:
Fonte : Arquidiocese de São Sebastião do RJ

Votação Nominal do Ensino Religioso - CMRJ.pdf

30 de Setembro - Dia de São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.

Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.

Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!

Fonte : Canção Nova

80 Anos Cristo Redentor - Missa

Presidente da CNBB celebra missa pelos 80 anos do Cristo Redentorhttp://multimedia.odiaonline.net/cristo/cristo-360/


Rio - O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, celebrou uma missa que teve como pano de fundo as belezas da cidade nesta sexta-feira ensolarada. A cerimônia foi realizada aos pés do Cristo Redentor para comemorar os 80 anos da imagem.

Cerimônia foi realizada aos pés do Cristo Redentor| Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Os bispos que participaram do 2º Encontro de Bispos Eméritos, promovido pela CNBB, no Centro de Estudos da Arquidiocese do Rio também estiveram presentes na missa.
No aniversário do Corcovado, no dia 12 de outubro, cariocas e turistas vão ganhar de presente um bolo de oito metros, no alto da estátua, e o Show da Paz, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. A partir das 18h, mais de 20 artistas vão subir ao palco para prestar homenagem com canções que retraram o Cristo e a cidade maravilhosa, como ‘Corcovado’ e ‘Samba do Avião’, de Tom Jobim.
Os shows vão até as 22h e incluem as presenças de Arlindo Cruz, Almir Guineto, Sombrinha, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, Tiago Abravanel, Simone, Zélia Duncan, Davi Moraes, Thaís Gulin, Elba Ramalho, Bossacucanova e a cantora de jazz americana Stacey Kent.

Fonte : Jornal o Dia

domingo, 25 de setembro de 2011

(Dia dos Surdos 26/09) - Primeira Missa para Surdos e Cegos realizada 23/09 !







A primeira missa com total acessibilidade, promovida pela Arquidiocese do Rio, foi presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, na manhã do dia 23 de setembro, na Catedral de São Sebastião. A celebração contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para os deficientes auditivos, e com uma cabine com um sistema de audiodescrição, que através de fones de ouvido descreveu as imagens para as pessoas com deficiência visual. Participaram também jovens e adultos cadeirantes e com deficiência mental.

Segundo o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a Pastoral dos Surdos foi ampliada e se tornou também a Pastoral das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de buscar acessibilidade para um número maior de pessoas. Ele destacou que o trabalho é fundamental para que o anúncio de Jesus, a catequese e os sacramentos possam alcançar a todos. Dom Orani também lembrou que as pessoas com deficiência precisam ter seus direitos de cidadãos respeitados, para que se sintam membros da sociedade.

- A Igreja quer chegar a todos para levar a Palavra de Deus. Precisamos agradecer os passos que já foram dados, mas também sonhar e trabalhar para ampliar o trabalho de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Porque quem experimenta o amor de Jesus e O reconhece como o centro da sua vida, também passa a amar o próximo e luta pela inclusão de todos. A consequência do encontro com Cristo precisa ser também o encontro fraterno com as pessoas, ensinou Dom Orani.

No início da celebração, a delegada da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Deborah Prates, ressaltou a importância do trabalho pioneiro, citando a passagem bíblica “Levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3), que foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2006, sobre as pessoas com deficiência”.

- A missa de hoje foi um grande passo. Nós “viemos para o meio” e o meio nos recepcionou com recursos de acessibilidade. Nós precisamos é de oportunidade, para que a igualdade seja conquistada, afirmou Deborah, que tem deficiência visual.

A missa foi concelebrada pelo Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel de Oliveira Manangão; pelo assessor Arquidiocesano da Pastoral de Pessoas com Deficiências e Capelão do Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro (INES-RJ), Padre Jayme Henrique Oliveira; pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Acari, Padre Nixon Bezerra de Brito, e pelo Padre polonês Tiago Zdzislaw Blaszczyk, da Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu.

Acolhimento das deficiências

A leitura e o salmo foram lidos em braile e proclamados por pessoas com deficiência visual. E, na procissão do ofertório, cadeirantes entregaram a âmbula e a galheta, com o pão e o vinho, para Dom Orani. O Secretário Nacional da Pastoral dos Surdos, Professor Cesar Bacchim, e integrantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência foram os intérpretes de libras.

- Todos nós trabalhamos juntos, porque não basta dar ao surdo a prioridade e esquecer dos demais deficientes. O trabalho do monsenhor Vicente Burnier, já falecido, foi essencial para que todas as deficiências fossem acolhidas, não apenas dentro da Igreja, mas principalmente na Legislação, revelou Padre Jayme.

Também estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Otávio Leite, e o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, o deputado estadual, Márcio Pacheco.

- A missa de hoje é um grande exemplo. A Igreja tem um papel importante na sociedade. Esse acontecimento é uma mensagem de inclusão e de acolhimento das pessoas com deficiência, para que a sociedade se torne mais humana e inclusiva, com o Espírito de Deus presente no coração de todos, afirmou o Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, que é cadeirante.

A missa faz parte das celebrações de comemoração aos 30 anos de fundação da Pastoral dos Surdos e da Semana Nacional dos Deficientes Auditivos, que foi iniciada no dia 18 de setembro, com a Santa Missa realizada nos estúdios da TV Brasil. O encerramento aconteceu na manhã deste sábado, dia 24, com a missa realizada na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, que foi transmitida pela Rádio Catedral (FM 106,7), Redevida e WebTV Redentor.

Informações: (21) 2292-3132

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vinde e Vede - 25 de Setembro as 14:00 - Cosme Velho - Chuva de Bençãos !

  
                                           Logo após as 17:00 a Santa Missa - Não percam !

É Primavera - a Estação das Flores !



























Todos os anos há quem espere ansiosamente por esta bela estação, há quem diga que é a mais bela de todas as quatro estações. Nesta época do ano não temos mais o frio intenso do Inverno e ainda não temos o calor do Verão, há um clima ameno, agradável, e acima de tudo florido. É mesmo lindo poder apreciar as flores e o verde dos jardins e das montanhas que ressurgem depois de “congelarem”, é como se o tempo tivesse parado e agora voltado a surgir juntamente com a Vida que estava adormecida ou mesmo “Morta”.
Esta é a estação do equinócio, como também o é a do Outono. Ambas precedem aos extremos climáticos do planeta, uma ao Inverno, outra ao Verão. Uma, ao intenso frio. A outra, ao intenso calor. O Equinócio é o momento do ano em que o dia dura exatamente o mesmo tempo que a noite, ou seja “12 horas”, isso colabora para termos um clima moderado e agradável. Neste momento do ano que no hemisfério Sul começa em 22 ou 23 de Setembro e vai até 21 ou 22 de Dezembro, e no hemisfério Norte começa em 20 ou 21 de Março e vai até 21 ou 22 junho, temos o Sol mais “próximo do equador”. Quem está nos trópicos ou mais para os pólos sul ou norte, pode sentir melhor as estações do ano e nesse momento há uma amenidade intermediária ao extremo clima.
Prima Vera… Prima Vera… é como muitos brincam chamando essa estação, como se chamassem a sua amada Prima Vera para brincar… Aliás é um lindo momento para brincar pois se pode ficar exposto ao belo clima em um parque, em uma floresta urbana, como é o caso da “Floresta da Tijuca” no Rio de Janeiro, a maior floresta dentro de uma cidade em todo o Planeta Terra, a propósito o Rio de Janeiro oferece uma diversidade imensa de lugares naturais com excelente clima nesta época do ano, são parques, praias, bosques, praças, além de diversas florestas e “parques nacionais” em reservas. Portanto se você está em um ponto do planeta que pode aproveitar essa estação do equinócio, seja a primavera do Sul ou o Outono do Norte, aproveite! ela dura pouco…
Quando começa a estação da Primavera o dia é idêntico à noite, porém a cada dia que passa o dia vai ficando mais longo e a noite mais curta, dessa maneira vamos tendo mais tempo de sol a cada dia até culminarmos com o dia mais longo do ano no Verão, aí teremos o Solstício e o Sol começa a “retornar novamente” até chegar outra vez no outro equinócio, mas agora o de outono e aí vai o processo contrário o dia vai ficando mais curto e a noite mais longa até culminar com a noite mais longa do ano, chegamos no Inverno.
A natureza é linda, nossa viagem nessa Nave espacial também o é, vivamos as estações do ano. Viva a Primavera!!
Curiosidades e informações quanto à Primavera
Neste momento do equinócio pode-se observar com fidelidade os pontos cardeais, sabendo-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste localiza-se com precisão o Norte e o Sul. Mas, como vimos, isso só ocorre neste dia, depois o sol vai se dirigindo para o Sul. Dependendo do hemisfério em que nos encontramos teremos uma perspectiva diferente. Se estivermos no Sul observamos o sol vindo em nossa direção se estamos no Norte observamos o sol indo “embora”.
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
A primavera é o início da reprodução de muitas espécies vegetais e animais, muitos pássaros “namoram” nessa época.
Veja algumas das plantas que tem destaque nessa época do ano: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Aproveite para visitar as cidades serranas é lindo!!

Excelente colheita e oferta de flores para vocês e seus amigos !
Texto extraído de : Benito Pepe

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Salve Padre Pio - 23/09 - Francesco Forgione - Rogai por nós !


Herdeiro espiritual de São Francisco de Assis, o Padre Pio de Pietrelcina foi o primeiro sacerdote a ter impresso sobre o seu corpo os estigmas da crucifixão. Ele é conhecido em todo mundo como o "Frei"estigmatizado.
O Padre Pio, a quem Deus deu dons particulares e carismas, se empenhou com todas as suas forças pela salvação das almas. Os muito testemunhos sobre a grande santidade do Frei, chegam até os nossos dias, acompanhados de sentimentos de gratidão. Suas intercessões providencias junto a Deus foram para muitos homens causa de cura do corpo e motivo de renovação do espírito.
O Padre Pio de Pietrelcina que se chamava Francesco Forgione, nasceu na Pietrelcina, num pequeno povo da Província de Benevento, em 25 de maio de 1887. Pertencia a uma família humilde tendo padrepio2.jpg (5839 byte)como pai Grazio Forgione e a mãe Maria Giuseppa Di Nunzio tinham outros filhos. Desde muito menino Francesco experimentou em si o desejo de consagrar-se totalmente a Deus e este desejo o distinguia de seus coetâneos. Tal "diferença" foi observada por seus parentes e amigos. Narra a mamãe Peppa: "Não cometeu nunca nenhuma falta, não tinha caprichos, sempre obedeceu a mim e a seu pai, a cada manhã e a cada tarde ia à igreja visitar a Jesus e a Virgem. Durante o dia não saia nunca com os seus companheiros. Às vezes eu dizia: - "Francì vá um pouco a brincar". Ele se negava dizendo: - "Não quero ir porque eles blasfemam". Do diário do Padre Agostinho de San Marco em Lamis, o qual foi um dos diretores espirituais do Padre Pio, soube que o Padre Pio, desde 1892 quando tinha apenas cinco anos, viveu já suas primeiras experiências místicas espirituais. Os Extasies e as aparições foram freqüentes, mas para o menino pareciam serem absolutamente normais.
Com o passar do tempo, realizou-se para Francesco o que foi o seu maior sonho: consagrar totalmente a sua vida a Deus.
Em 6 de janeiro de 1903, aos dezesseis anos, entrou como clérigo na ordem dos Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Benevento, a 10 de agosto de 1910. Teve assim início sua vida sacerdotal que por causa de suas condições precárias de saúde, se passou primeiro em muitos conventos da província de Benevento. Esteve em vários conventos por motivo de saúde, assim, a partir de 4 setembro de 1916 chegou ao convento de San Giovanni Rotondo, sobre o Gargano, onde ficou até 23 de setembro de 1968, dia de seu pranteado falecimento.
Nesse longo tempo o Padre Pio iniciava seus dias despertando-se a noite, muito antes da aurora, se dedicava a oração e com grande fervor aproveitando a solidão e silêncio da noite. Visitava diariamente por longas horas a Jesus Sacramentado, preparando-se à Santa Missa, e daí sempre tirou as forças necessárias, para seu grande trabalho com as almas, levando-as até Deus no Sacramento da Confissão. Atendia confissão por longas horas, até 14 horas diárias, e assim salvou muitas almas.
Um dos acontecimentos que marcou intensamente a vida do Padre Pio foi que se verificou na manhã do 20 de setembro de 1918, quando, rezando diante do Crucifixo do coro da velha e pequena igreja, o Padre Pio recebeu o maravilhoso presente dos estigmas. Os estigmas ou as feridas foram visíveis e ficaram abertas, frescas e sangrentas, por meio século. Este fenômeno extraordinário tornou a chamar, sobre o Padre Pio a atenção dos médicos, dos estudiosos, dos jornalistas, enfim sobre toda a gente comum que, no período de muitas décadas foram a San Giovanni Rotondo para encontrar o santo frade.
Numa carta ao Padre Benedetto, datada de 22 de outubro de 1918, o Padre Pio narra a sua "crucifixão": O que posso dizer aos que me perguntam como é que aconteceu a minha crucifixão? Meu Deus! Que confusão e que humilhação eu tenho o dever de manifestar o que Tu tendes feito nessa mesquinha criatura!"
Foi na manhã do 20 do mês passado ( setembro ) no coro, depois da celebração da Santa Missa, quando fui surpreendido pelo descanso do espírito, pareceu um doce sonho. Toso os sentidos interiores e exteriores, além das mesmas faculdades da alma, se encontraram numa quietude indescritível. Em tudo isso houve um silêncio em torno de mim e dentro de mim; senti em seguida uma grande paz e um abandono na completa privação de tudo e uma disposição na mesma rotina.
Tudo aconteceu num instante. E em quanto isso se passava, eu vi na minha frente um misterioso personagem parecido com aquele que tinha visto na tarde de 5 de agosto. Este era diferente do primeiro, porque tinha as mãos, o pés e o peito emanando sangue. A visão me aterrorizava, o que senti naquele instante em mim não sabia dizê-lo. Senti-me desfalecer e morreria, se Deus não tivesse intervindo sustentar o meu coração, o qual sentia saltar-me do peito. A visão do personagem desapareceu e dei-me conta de que minhas mãos, pés e peito foram feridos e jorravam sangue. Imaginais o suplício que experimentei então e que estou experimentando continuamente todos os dias. A ferida do coração, continuamente, sangra. Começa na quinta feira pela tarde até sábado. Meu pai, eu morro de dor pelo suplício e confusão que experimento no mais íntimo da alma. Temo morre en sangue, se Deus não ouvir os gemidos do meu pobre coração, e ter piedade de retirar de mim está situação..."
Durante anos, de todas as partes do mundo, os fiéis foram a este sacerdote estigmatizado, para conseguir a sua potente intercessão junto a Deus. Cinqüenta anos passados na oração, na humildade, no sofrimento e no sacrifício, de onde para atuar seu amor, o Padre Pio realizou duas iniciativas em duas direções: uma vertical até Deus com a fundação dos "Grupos de ruego", hoje chamados "grupos de oração"e outra horizontal até os irmãos, com a construção de um moderno hospital: "Casa Alívio do Sofrimento".
Em setembro os 1.968 milhares de devotos e filhos espirituais do Padre Pio se reuniram em um congresso em San Giovanni Rotondo para comemorar o 50 aniversário dos estigmas e celebrar o quarto congresso internacional dos Grupos de Oração. Ninguém imaginou que às 2h30 da madrugada do dia 23 de setembro de 1968, seria o doloroso final da vida do Padre Pio de Pietrelcina. Deste maravilhoso frei, escolhido pro Deus para derramar a sua Divina Misericórdia de uma maneira especial.



                                           ORAÇÃO DE SÃO PADRE PIO

“Jesus, Que nada me separe de Ti, nem a vida, nem a morte. Seguindo-Te em vida, ligado a Ti com todo amor, seja-me concedido expirar contigo no Calvário, para subir contigo à glória eterna; Seguirei contigo nas tribulações e nas perseguições, para ser um dia digno de amar-Te na revelada glória do Céu; para cantar-Te um hino de agradecimento por todo o Teu sofrimento por mim. Jesus, Que eu também enfrente como Tu, com serena paz e tranqüilidade, todas as penas e trabalhos que possa encontrar nesta terra; uno tudo a Teus méritos, às Tuas penas, às Tuas expiações, às Tuas lágrimas a fim de que colabore contigo para a minha salvação e para fugir de todo o pecado – causa que Te fez suar sangue e Te reduziu à morte. Destrói em mim tudo o que não seja do Teu agrado. Com o fogo de Tua santa caridade, escreve em meu coração todas as Tuas dores. Aperta-me fortemente a Ti, de maneira tão estreita e tão suave, que eu jamais Te abandone nas Tuas dores. Amém!” (Padre Pio de Pietrelcina).



Livrarias e Artigos Católicos - RJ




ATENÇÃO :
A INTENÇÃO DESTE POST É PARA MERO CONHECIMENTO DE QUEM DESEJA SE INFORMAR OU ADQUIRIR ARTIGOS CATÓLICOS E NÃO COMO PROPAGANDA. 
                      

 Quem conhecer mais algumas livrarias ou lojas poderá também estar contribuindo.

APOSTOLADO LITÚRGICO – 2252-8426   - CENTRO – R.Uruguaiana 64

 BAZAR Pe.NORMAND – 3017-1001 – MADUREIRA

EDITORA VOZES – 2215-0110 – CENTRO

LIVRARIA AVE MARIA – 2232-0438 – 2221-9815 – CENTRO

 LIVRARIA CATÓLICA – 2667-8806 – NOVA IGUAÇU

LIV.NSA.SRA.PAZ – 2521-7299 - IPANEMA

PAULINAS – 2232-5486 – 3355-5189 – MADUREIRACENTRO

PADROEIRA – Pedro Augusto – R. Carolina  Machado 478 A TEL: 2452-1548 - MADUREIRA

PADROEIRA – R.do Livramento 132 – Gamboa – Tel: 3125-3125

PADROEIRA – R.Av.Dr.Plinio Casado 30 Lj H1 – CENTRO DE CAXIAS

PADROEIRA – R.Visc.Itaboraí 398 Lj 4 – NITEROI – Tel: 2613-1316

PADROEIRA-  R.Ministro Mendonça Lima 77 Lj 4 – NOVA IGUAÇU – Tel: 2667-7783


PAULUS – 2240-1303 – CENTRO - 0800557880

TEMPO DE CRESCER – 2569-2947 – TIJUCA – Pça.Saenz Pena 45/sub 111

TEMPO DE CRESCER – 3151-3293 – BARRA – Av.Américas 3255      lj 231

 CANÇÃO NOVA – Rua do Rosário 160 – CENTRO – RJ

 SÃO GABRIEL LIVRARIA CATOLICA – R.José de Alvarenga 524 B – CAXIAS

TEL: 2671-6395 OU 2653-7521

 RECRIAR – Rua Reitor Azevedo Amaral s/n – Esq R.Uruguaiana 77 – Tel: 2507-3772 – Centro

COM. BOM PASTOR – R.Hilário de Gouveia 36/9º Tel: 2236-5721 - COPACABANA

ARCANJO MIGUEL – R.Conde Bonfim 255/lj 125 – TIJUCA – Tel: 21096-0225

Recanto da Misericórdia - Rua Francisco Real, 1969 - stand 4A - Bangu

ZENA IMAGENS E ARTE SACRA – Av.Passos  24 – CENTRO – Tel:2509-6331
ZENA IMAGENS E ARTE SACRA – R.São Luis de Camões 42 – CENTRO – 3242-0738

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Entenda peregrinação do símbolo JMJ 2013 até chegar ao RJ



  

 

Chegada ao Rio de Janeiro de 2013 - ABRIL A JULHO

ATENÇÃO CATEQUISTAS E QUEM QUER ENTENDER UM POUCO MAIS DA NOSSA DOUTRINA



Eu ja fiz a minha e você ?

Início dos Estudos : 01/10/2011

EVENTOS IMPORTANTES OUTUBRO E NOVEMBRO - RJ

09/10/2011 - Ev.da Canção Nova - 09:00 as 19:00 - na Apoteose - Centro - RJ - ver site Canção Nova

23/10/2011 - Encontro Mídias Sociais - Arquidiocese RJ - 09:00 as 17:00 -  Entenda o que é FACEBOOK - TWITTER - BLOGS - E OUTROS.

05/11/2011 - 1º Encontro Administ.Sites Portais - Sumaré (Debates : nossos blogs, qualidade, linguagem etc...)

1º Encontro de Blogueiros Católicos - EU FUI ! - Pauta do Evento





A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos !

Irmãos, no dia 17 de Setembro de 2011, tivemos um dia abençoado com muitos palestrantes e abenção de nosso querido Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani, Pe. Marcos William e Pe.Márcio Queiroz.

Estiveram presentes os seguintes palestrantes :
Sílvia Helena Gonzaga - Jornalista
Nice Afonso - Jornalista da Arquidiocese de São Sebastião do RJ
Andreia Gripp - Testemunho de Fé - PASCOM
Liane (Jornalista da Arquidiocese RJ)
Nestor Rangel (Jornalista WEBTV)
Marcilene - Jornalista da Rádio Catedral
Professora de História Flor Martha
Paulo Moraes - Especialista tecnologia/Analista mídia social (Ganhador do Premio em 2009 e 2010) Presta auxílio a 400 blogs - Também ajuda com a Canção Nova.

Enfim foi uma pena todos participantes do E+blog e Catequistas Unidos não estarem presentes.
Tivemos uma recepção fora de série, onde tivemos lanchinho, almoço, sorteios e melhor, tudo 0800.

Foi um dia muito importante, vocês sabiam que é a PRIMEIRA vez que no Mundo se faz um encontro para tratar desse assunto !

Somos pioneiros, onde tudo está começando precisamos de parametros para levar a LUZ de CRISTO de uma forma mais adequada. Copiei da Sheila (Semeando Catequese) a PAUTA da reunião, é de SUMA IMPORTÂNCIA TODOS OS BLOGUEIROS LEREM :


E+blog

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Diversidade, testemunho e fé na blosfera

São 170 milhões de blogueiros no mundo, quase seis milhões são brasileiros, dos quais 52% estão no sudeste. Já somos o 3º país em número de usuários de blog e o 5º em produção de conteúdo. Daí a importância do 1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a exemplo do evento semelhante que aconteceu no Vaticano.

A abertura do evento foi com o Padre Marcio Queiroz, coordenador da Pastoral da Comunicação, que ressaltou a importância da comunhão a exemplo da Santíssima Trindade e recordando o pedido do Papa Bento XVI por ocasião do dia Mundial das Comunicações deste ano para que fôssemos “um” com o outro e com a Igreja.

“O fiel leigo na sua vida cristã não é mero coadjuvante”: foi o tema da primeira palestra da parte da manhã de Silvia Helena Gonzaga, jornalista e assistente social do Cristo Redentor. Ela partilhou sua experiência no apostolado leigo e reforçou em nós o papel de anunciarmos o evangelho. Leigo não significa descompromissado! Pelo Batismo temos uma grande missão de sermos cristãos, inseridos dentro do nosso contexto histórico, com seus desafios e pluralidades, tempo das novas tecnologias, tempo do hedonismo e do individualismo. A riqueza da cristandade que carregamos em nós precisa ser partilhada.

E pelas ferramentas que temos hoje, dispomos de vários meios de evangelizar: diretamente pelo contato face-a-face, mas também pelos recursos virtuais. Também aí somos chamados a mostrarmos nosso rosto cristão.

No Documento de Aparecida (209) explica: “Os leigos são homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja.”. Pelo Batismo participamos do seu sacerdócio, da sua realeza e do seu ministério profético e na Eucaristia aperfeiçoamos esta vocação. O DA neste número também nos lembra de partilharmos o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo. Já tivemos este encontro pessoal? Como foi? O que faço para perpetuar esta experiência de amor no meu dia-a-dia?

Silvia lembrou do encontro da Samaritana com Jesus e da mudança de vida que aconteceu em sua vida e, pelo seu testemunho, na vida das pessoas de toda a sua cidade. Através do nosso blog temos esta mesma oportunidade, de distribuir a tantos a Água Viva que recebemos. Como dizia João Paulo II, precisamos perseguir uma evangelização com “novos métodos, nova expressão e novo ardor.”. Ele mesmo foi exemplo vivo disto, pois conseguir dialogar com todas as culturas e religiões, com a arte, o esporte, o velho e o jovem. Aí entra a nossa criatividade, passando na contra-cultura valores humanos e cristãos. Podemos ser canais para resgatar o valor da vida.

A jornalista recomendou um livro excelente de Dom Claudio Hummes intitulado: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo”. Nele o bispo descreve a sociedade atual cheia de conflitos e fala da urgência da evangelização e recorda que pelo censo, estamos perdendo 1% de católicos por ano. Menos da metade do Rio de Janeiro se declarou católica e a segunda no ranking de pessoas que se dizem descrentes.

Independentemente da raça, cor ou função social, Deus nos confiou a missão de sermos presença sua no meio de Deus e da comunidade. Silvia encerrou com o vídeo: “Karol Woitjila, a vida de um santo”.


A segunda palestra foi dada por Nice Affonso, editora do portal da Arquidiocese do Rio e com o tema: “Liberdade e Responsabilidade: clareza católica na comunicação”. Contou sua experiência logo no início da faculdade em que um professor alertou que um profissional nunca pode ser dissonante, ou seja, o que ele faz deve ser condizente daquilo que ele acredita. A fé precisa caminhar em sintonia com a minha vida.  

Como blogueiros católicos precisamos assumir que somos comunicadores da Boa Nova, da Verdade. E o que é ser comunicador da Verdade? Significa ser comunicadores do próprio Cristo! Se temos consciência disso, muita diferença faremos na nossa vida e na vida dos irmãos. O “agir” é o espelho do nosso “ser”. O poder de atingir os outros que nunca nos viram, quem nem nos conhecem através do blog que editamos não é nosso... é de Deus.


Nícia nos levou a refletir sobre estes dois trecho da Evangelii Nuntiandi:

Espera-se de todo o evangelizador que ele tenha o culto da verdade, tanto mais que a verdade que ele aprofunda e comunica, outra coisa não é senão a verdade revelada; e, por isso mesmo, mais do que qualquer outra, parcela daquela verdade primária que é o próprio Deus. O pregador do Evangelho terá de ser, portanto, alguém que, mesmo à custa da renúncia pessoal e do sofrimento, procura sempre a verdade que há de transmitir aos outros. Ele jamais poderá trair ou dissimular a verdade, nem com a preocupação de agradar aos homens, de arrebatar ou de chocar, nem por originalidade ou desejo de dar nas vistas. Ele não há de evitar a verdade e não há de deixar que ela se obscureça pela preguiça de a procurar, por comodidade ou por medo; não negligenciará nunca o estudo da verdade. Mas há de servi-la generosamente, sem a escravizar.” (EN, 78)

            Os leigos, a quem a sua vocação específica coloca no meio do mundo e à frente de tarefas as mais variadas na ordem temporal, devem também eles, através disso mesmo, atuar uma singular forma de evangelização... O campo próprio da sua atividade evangelizadora é o mesmo mundo vasto e complicado da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos "mass media" e, ainda, outras realidades abertas para a evangelização, como sejam o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento. Quanto mais leigos houver impregnados do Evangelho, responsáveis em relação a tais realidades e comprometidos claramente nas mesmas, competentes para as promover e conscientes de que é necessário fazer desabrochar a sua capacidade cristã muitas vezes escondida e asfixiada, tanto mais essas realidades, sem nada perder ou sacrificar do próprio coeficiente humano, mas patenteando uma dimensão transcendente para o além, não raro desconhecida, se virão a encontrar ao serviço da edificação do reino de Deus e, por conseguinte, da salvação em Jesus Cristo.” (EN, 70)

Com o nosso blog temos a possibilidade gigante de alcançar corações de pessoas que nunca foram a uma Igreja... Hoje os blogs são para a Igreja Católica como o grão de mostarda (cf. Mt 13) que virou uma árvore frondosa em que os passarinhos, diferentes pássaros, vindos de todos os cantos do país e do mundo, vem se abrigar e se revigorar. E, assim, podemos refletir: qual é a raiz dessa nossa árvore? Ou se nos compararmos como uma rede com toda espécie de peixes... Por nosso blog, ajudamos a colocar em prática o mandato de Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15).

A formação cristã é fundamental para sermos, de fato, servidores da Verdade, que falam em nome da Igreja.  Só amamos aquilo que conhecemos. Temos cuidado da nossa Igreja? Temos aproveitado ao máximo as ferramentas virtuais que temos em nossas mãos? Cabe a nós transformarmos a sociedade pelos meios de que dispomos.

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, expressou sua alegria em ver os “rostos” por detrás das mídias virtuais no Encontro E+Blog. Começou colocando aos presentes a importância de pregarmos a Verdade em meio a uma imprensa que divulga tantas distorções. Não podemos nos tornar culpados diante de Deus por nos omitirmos da evangelização usando estes novos métodos.

Encontros como esses devem nos mobilizar para uma atitude de compromisso coletivo com um mundo mais humano e fraterno e para aprofundarmos juntos os valores da nossa vida de fé e nos capacitarmos para comunicar a Verdade. A presença marcante do cristão é fundamental para que essa nova cultura da tecnologia não deteriore valores eternos, anunciando Jesus Cristo de maneira positiva e atraente. Pensemos nas “placas tectônicas culturais” que causam vários “tsunamis”, que chegam a mudar panoramas inteiros... Temos deveres de participar dessas mudanças e nos sentirmos responsáveis diante delas, precisamos nos posicionar, nos conscientizarmos (e usarmos) o poder da comunicação. O segredo não são os meios por si, mas as pessoas entre a cadeira e o computador. Elas é que fazem a diferença. É nelas que está a chave para a transformação.

Padre Marcus William, Vigário Episcopal para a Comunicação Social, também deixou sua mensagem. Citou Foucauld, e como o filósofo destaca a possibilidade mudar subjetividades, o seja, realidades internas, a partir de realidades externas. Para tal, precisamos de responsabilidade e compromisso com a Verdade. Que seja uma oportunidade para que a comunidade humana melhore e ajudemos, assim, para que o homem acredite em si mesmo, na vida e em Deus.

Este momento com o nosso pastor, foi encerrado com a seguinte oração:



ORAÇÃO DO E+BLOGUEIRO

Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és tu, Pai Nosso.

Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.

Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir teus propósitos.

Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.

Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.

Dá-me força para anunciar a tua Palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.

Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits.

Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor  com mais freqüência do que troco o template do meu site.

Livrai-me , ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar idéias sem creditar os autores originais.

Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em teu nome.

E que os nossos blogs nos levem para mais perto de ti.

Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Logo a seguir veio o momento de depoimentos (ao vivo e gravados) falando sobre as iniciativas que a Arquidiocese tem nas mídias sociais com os testemunhos de Nice Affonso, Andréia Gripp, Marcilene Capper, Nestor Rangel, responsáveis pelas mídias da Arquidiocese: O Portal, o Jornal O Testemunho de Fé, a Rádio Catedral e a Web TV Redentor. Colocaram também que todos nós podemos colaborar com o jornalismo, assegurando a confiabilidade das fontes para mantermos este compromisso com a Verdade. Todos podem ajudar a formar, informar e promover a comunhão. Devemos ajudar colaborando com matérias e também sendo usuários, leitores, expectadores e divulgadores dessas mídias.

A historiadora Flor Martha, do Opus Dei, apresentou seu testemunho do blog “Vida em Sociedade” e passou algumas dicas baseadas em seus estudos e sua experiências:


Pensar no seu blog como um serviço (I Tes 1,9). Concebido como serviço, o blog...

- Direciona muito o público-alvo, fontes afins a serem buscadas.

 - Evita que falemos de nós mesmos, de usarmos o “nosso” (nosso grupo, nosso pároco, etc...) como único tema.

- Evita encher o blog de “brinquedinhos eletrônicos”  e “links”

- Evita perder tempo, navegando sem critério.

- Desenvolver dentro do seu escopo principal qualidade e conteúdo.

- Evitar reafirmar uma dieia ou conceito de quem doutrina ou corrige os outros

- Cresce como projeto, negócio, repercussão e, se for o caso, até como renda.

- Facilita o estabelecimento de uma agenda coesa e interação outros públicos

- Nós e os outros podem ser transfigurados pela graça



Evolução dos 4 “p”s do marketing

Do foco no produto: 

- Product

- Price

- Place

- Promotion



Para o foco no consumidor:

- Passion

- Purpose

- Positioning (ser uma referência)

- Personality



Fazendo uma analogia, como um blog como serviço poderia ajudar na evolução cristã dos 4 “P”s do marketing?

- Serviço (ligado com a virtude da Prudência)

- Valorização da vida cotidiana (ligado com a virtude da Justiça)

- Fazer o que é preciso (ligado com a virtude da Fortaleza)

- Não perder tempo com o que não é relevante (ligado com a virtude da Temperança)


Há três idéias de São Josemaria Escrivá podem nos ajudar:


1) “... cada homem, cada mulher tem que se santificar em sua vida ordinária, nas condições concretas da sua existência cotidiana.”

Através de quem nós somos, das nossas qualidades (e não apenas do que fazemos) evangelizamos. Podemos com a personalidade do nosso blog ajudar a santificar os outros.


2) É preciso fugir – como que da peste – dessa maneira de coceber a pastoral e, em geral, o apostolado, que não parece senão uma nova edição, corrigida e aumentada, do partido único na vida religiosa.”

Não usar o blog para, de forma arrogante, darmos “sermões” aos outros.


3) “Que todo trabalho humano deve ser realizado pelo Cristão com a maior perfeição possível: com perfeição humana (competência profissional) e com perfeição cristã (por amor à vontade de Deus e a serviço dos homens): eleva-se assim o trabalho à ordem da graça, santificando-se, converte-se em obra de Deus...”

É preciso esmero e profissionalismo. E isso dá trabalho, exige tempo, formação, mas como conseqüência, se expande pela sua qualidade e atinge muito mais do que poderíamos imaginar.


Você pode saber se o seu blog está sendo verdadeiramente um serviço, se:

01- Dá trabalho

02- É mais focado

03- Da resultados

04- Tem horizontes ilimitados

05- Claramente sabemos do que se trata

06- Tem relevância nas redes e influencia

07- Pode crescer como um projeto, um livro...

08- Evita trabalho inútil

09- Nos faz crescer, exige o melhor de nós

10- Evita erros

11- Faz pensar criativamente

12- É útil para pessoas e não serve só para deleite



Logo, seu blog pode:

- Ajudar na santificação dos irmãos na vida cotidiana

- Servir para a nossa santificação pessoal ao blogarmos com a qualidade com a qualidade que nos exige um trabalho feito com a oração de Deus.

- Não precisamos falar só de temas religiosos, mas todo tema honesto da vida cotidiana é passível de ser santificado.


Na parte da tarde, o Encontro de Blogueiros começou com um painel sobre o papel dos blogs na Evangelização. O painel foi apresentado por Aldo Marques e composto por Alexandra Gurgel (www.alexandrismo.com), estudante de jornalismo que gerencia o blog da comunidade “Alegra-te Jovem”, da Paróquia Imaculada Conceição, do Recreio, além do seu blog pessoal. Paulo Moraes (officeweb.paulomoraes.net), é analista de mídias sociais, é da Comunidade Canção Nova, especialista em Tecnologia, e tem dois prêmios de melhor blog do Brasil em tecnologia. Ajuda na formação de mais de 400 gerenciadores de blogs. Flor Martha é jornalista, pós-graduada em História, é do Movimento Opus Dei, e membro da Paróquia Cristo Redentor em Laranjeiras. É responsável pelo blog Vida em Sociedade (vida-em-sociedade.blogspot.com), além de um blog católico de História, que faz um contraponto com tudo o que é mal-falado da Igreja Católica em material da área de História.

Alexandra questionou a todos como podemos evangelizar através de blogs que aparentemente não tenham conteúdo explicitamente cristãos. Podemos nas entrelinhas, no viés do nosso blog mostrar com o conteúdo quem somos.

Aldo questionou como lidar com os adolescentes e jovens que não tem ainda a maturidade suficiente muitas vezes para filtrar o que existe e, inclusive, como produtor de conteúdo. Paulo falou, então, do papel da Igreja aproveitando estas mídias com um trabalho de qualidade e orientação cativante por parte de um adulto formador de opinião. É o caso dos catequistas que usam o Orkut, que criam jogos junto com seus catequizandos, etc., e Flor Martha completou que os assuntos precisam ser atraentes para aparecer nas consultas e atingirem um maior número de pessoas e, especialmente, do público jovem.

Após o painel, os participantes foram divididos em grupos num debate bastante proveitoso. Foram comentados os pontos que mais se destacaram nas exposições das temáticas e foi também um momento rico de troca de experiências. Foi falado, por exemplo, a importância de aumentar a rede, colocando a chamada para o blog nas redes sociais do twitter e facebook para servir como atrativo e também como é importante nos comunicarmos na só com a “ponta dos dedos”, mas principalmente com o coração. Foram colocadas sugestões como um selo de certificação da arquidiocese, de que sejam realizados mais encontros como esses, que haja um momento para oficinas de formação técnica, etc...


No e+blogueirosrio no facebook fica como um espaço para continuar todo o debate iniciado neste 1º Encontro de Blogueiros Católicos. É uma forma de conexão da PasCom com cada participante do evento. Nela haverá o “Eu fui” e esta listagem irá para o grupo secreto para que os participantes possam se comunicar.

NÃO DEIXEM DE ACESSAR OS BLOGS/PÁGINAS - ELES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA CADA UM DE NÓS. A ARQUIDIOCESE DEIXOU AS PORTAS ESCANCARADAS PARA PEDIRMOS AJUDA A CADA UM DOS PARTICIPANTES DAS PALESTRAS ACIMA, ESTAMOS COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS, PORTANTO, MÃOS A OBRA !


ASSISTA TRANSMISSÃO DA CANÇÃO NOVA QUE O PAULO MORAES DISPONIBILIZOU: http://www.facebook.com/l/9AQDY2XBzAQDSihRh8FXrOY6Ul5DZLdXWI-Pwy9fD-c2OBg/officeweb.paulomoraes.net