segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

500 Moradores de Rua no Rio de Janeiro - Toca de Assis 18/12






























Reunindo quinhentos moradores de rua entre homens, mulheres e crianças, a Fraternidade de Aliança Toca de Assis realizou no último domingo, 18 de dezembro, na sede do Instituto Padre Leonardo Carrescia, no Rio Comprido, o “Natal dos Pobres”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa em ação de graças, tendo como concelebrantes o Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo José Cruz Auler, e o sacerdote da Diocese de Campo Limpo, que dá assistência à Toca de Assis no Rio de Janeiro, Padre Manoel Maria.

Durante a homilia, Dom Orani deixou uma palavra de fé e esperança para os prediletos de Deus e ressaltou a importância de todos os indivíduos se corresponsabilizarem pela vida dos irmãos.

— Estamos a uma semana do Natal e muito alegres porque Deus amou e continua amando tanto o mundo que enviou seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para nos salvar. Somos chamados a sermos irmãos uns dos outros e a viver a paz, a solidariedade. Jesus nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e está vivo no meio de nós, logo, queremos mostrar ao mundo, a nós mesmos e à sociedade, que devemos nos corresponsabilizarmos uns pelos outros, afirmou o Arcebispo.

Já o Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo José Cruz Auler, destacou o acolhimento e a solidariedade como sinais visíveis da concretização do Evangelho na Arquidiocese do Rio. O Monsenhor reforçou ainda a predileção de Deus pelos menos favorecidos e orientou os presentes a buscarem uma vida nova em Cristo.


— Esse encontro que está acontecendo aqui no Vicariato Norte é um momento de abrir as portas e o coração para os nossos irmãos pequeninos. Este acontecimento de hoje já é um momento de estarmos vivenciando o Natal, realizando o que Jesus nos pede, que é acolher a cada irmão e irmã. Nós ainda temos muito o que fazer para mudar essa realidade, mas esses momentos já são sinais bem visíveis do Evangelho sendo concretizado em nossa Arquidiocese. (...) Agradeço a Deus pela Toca de Assis e por todos aqueles que se unem a essa Fraternidade para colaborar e manifestar um sinal muito visível – nesse mundo onde há muito egoísmo – de que a partilha, o abrir-se para o outro, para o pequenino, para esses irmãos menos favorecidos que são os prediletos de Deus é fundamental. Que esses nossos irmãos sintam-se amados e que tenham esperança de poder, a cada dia, ter uma vida nova e buscar essa vida também através da graça de Deus, do apoio e da solidariedade dos irmãos, disse Monsenhor Gustavo Auler.

O encontro – que contou com a presença de cem voluntários consagrados, leigos e benfeitores da Toca de Assis – teve uma programação extensa e foi marcado por atividades religiosas, sociais e culturais, onde os moradores de rua receberam cuidados, assistência e meios para uma ressocialização e um Natal digno como filhos muito amados por Deus. Para Irmã Clariana Maria de Jesus, que trabalha diretamente com os moradores da rua, o objetivo do encontro é transmitir aos pobres a alegria e o verdadeiro significado do Natal.

— O pobre não necessita somente de algo externo, pois para eles terem chegado à pobreza externa primeiro eles ficaram pobres no seu interior. Realizar esse trabalho com eles é uma tarefa que exige muito de nós, mas quando nós vemos acontecer e observamos a alegria deles, alegram-se também os nossos corações e somos compensados por todos os sacrifícios. Nesse Natal, nós desejamos proporcionar a eles um dia especial com Santa Missa, roupas novas, e outras atividades, um Natal que eles não têm nas ruas. Mesmo antecipado, nós queremos transmitir essa alegria do Nascimento de Jesus ao coração deles, destacou Irmã Clariana.

Já para a Leiga da Toca de Assis, Claudinéia Nascimento, participar do “Natal dos Pobres” significa cuidar dos pequenos de Deus.


— É gratificante participar desse momento, pois nós, ao longo do ano, sonhamos com esse dia. Há anos que isso acontece e é um dia atípico para eles, que moram na rua, porque podem tomar um café decente, podem almoçar uma comida gostosa preparada com o coração, recebem um presente que é simbólico mas dado com muito amor, conseguem ouvir e vivenciar um pouco mais a Palavra de Deus e é emocionante, é viver o Evangelho e cuidar dos pequenos de Deus, disse.

A Fraternidade dos conhecidos irmãos e irmãs da Toca de Assis, que é formada também por leigos, foi fundada em 1994 pelo Padre Roberto José Lettieri, com o nome de Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Com o carisma de adoração ao Santíssimo Sacramento e o cuidado com os moradores de rua, a Fraternidade conta hoje com mais de 60 casas no Brasil, em vários estados, e também está presente no Equador e em Portugal.

Fotos: Raphael Freire
Fonte : Arquidiocese de São Sebastião do RJ

Nenhum comentário: