Vocação Religiosa – Testemunho da Irmã Maria Pia
Irmã Maria Pia, Madre do Instituto das Filhas da Preciosa Vida, partilha como foi o seu discernimento vocacional. Sua história é um exemplo de que nossa vida só tem sentido quando fazemos a vontade de Deus.
“A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.” (Jo 6,68)
“Eu me chamo Irmã Maria Pia das Graças e do Sofrimento de Jesus Crucificado. Pertenço ao Instituto das Filhas da Preciosa Vida desde sua fundação. Quero compartilhar um pouco de minha história e de como percebi que Deus me escolheu para Si.
Desde criança, eu pensava em ser freira, isso me encantava. Eu era diferente das minhas amigas, pois o futuro que elas sonhavam era voltado ao casamento, filhos, enfim, elas queriam construir uma família. Quando eu tinha aproximadamente 8 anos, uma irmã foi ao encontro de catequese para abordar o tema vocação e profissão. Nesse dia, eu prontamente disse que gostaria de ser como ela.
A partir dos meus 13 anos, meu pensamento foi mudando. Eu havia me afastado por completo da Igreja, não frequentava nem as Missas dominicais, tornei-me uma pessoa introvertida e fiquei ainda mais tímida. Também nesse período conheci um menino e iniciamos um namoro santo que durou alguns meses. Foi nesse tempo que voltei a me questionar sobre meu chamado a me consagrar, pois me encontrava infeliz, apesar de gostar muito desse namorado. Então, eu me vi perdida, sentia um vazio dentro de mim, mas no fundo eu sabia que faltava Deus na minha vida, porém eu quis me afastar Dele.
Um mês após os meus 15 anos, chegou na então Capela Sagrada Família um sacerdote recém-ordenado que chamou a atenção de muitos na Nova Holanda. Ele tinha um carisma, pregava a santidade como algo possível a cada um de nós. Ele era diferente. Celebrava a Santa Missa com todo zelo e amor, revelava a misericórdia do Senhor na Confissão, transmitia a alegria de uma vida doada por amor a Deus e ao próximo. Simplesmente, seu testemunho me arrastou de volta à Igreja, pois “Ninguém jamais falou como este homem” (Jo 7,46). Tanto é verdade que hoje faço parte do Instituto fundado por esse sacerdote que se chama Pe. Geovane Ferreira Silva.
Neste mesmo ano de 2002, fiz um retiro espiritual, fui convocada pelo padre. A partir desse dia eu mudei, tive de fato uma experiência com o Senhorio de Jesus. Depois desse retiro, meus ouvidos se abriram e pude ouvir com clareza a voz do meu Senhor, que não cessava de me chamar à vida consagrada. Então, procurei o padre que me direcionou até a Toca de Assis. Lá entrei com 17 anos para fazer um período de experiência na cidade de Osasco-SP. Permaneci por quatro meses, mas lá não era o lugar que Deus havia preparado para mim. Assim, com a bênção da Superiora, decidi voltar para casa.
Regressando ao Rio de Janeiro e já sabendo do desejo do Pe. Geovane de fundar uma ordem religiosa, iniciamos encontros de oração juntamente com outros jovens que almejavam a vida consagrada. Mesmo com certa resistência de minha parte, Deus me impulsionou a cofundar a Comunidade. Com a bênção do Bispo animador da Vida Consagrada da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que na época era Dom Wilson Tadeu Jonck, nasceu oficialmente a Preciosa Vida, no dia 23 de setembro de 2004. Aos poucos, vi a manifestação da vontade de Deus por meio de sinais, para que se confirmasse a missão, sabendo que o Espírito é dinâmico; “O vento sopra onde quer” (Jo 3,8).
Novamente, saí da casa de minha família para conviver com outras religiosas na primeira casa que ganhamos. A mesma fica em frente à Paróquia Sagrada Família, uma casa bem simples; penso que seja para me lembrar de que eu também preciso ser simples. Essa casa foi doada com todo amor por um casal de médicos que passou por nós e nos mostrou o valor do serviço amoroso e do despojamento de quem ama a Deus e aos irmãos. Assim, começou a Preciosa Vida, ao ouvir a voz do Mestre, o Senhor Jesus.
Passei pelo processo vocacional, também pelo aspirantado, postulantado e, no dia 23 de abril de 2008, um dia antes de completar 22 anos, eu me tornei noviça. Hoje, posso afirmar que encontrei o lugar preparado por Deus, para que eu possa santificar-me, fortalecer-me, purificar meu interior e buscar o modo justo de pensar, querer e agir. Vivenciei muitas situações nesse período de quase oito anos de Comunidade. Sei que ainda estou engatinhando na vida, mas tenho a certeza plena de que Deus não me desampara e de que, todos os dias, preciso estar atenta, ouvindo a voz do Mestre, o Senhor Jesus. Meu sim precisa ressoar, preciso ter coerência e principalmente amar todos aqueles que passam por mim.
Espero que ao ler meu testemunho você consiga entender que é possível caminhar, buscando a fidelidade, e que Deus, de fato, tem um projeto na vida de cada um de nós, basta apenas abrir o coração e se deixar transformar permanentemente.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.”
Irmã Maria Pia das Graças e do Sofrimento de Jesus Crucificado
http://youtu.be/_m0XFPlI_Zo
Rezemos pelas vocações Sacerdotais e Religiosas, que possamos estar abertos ao Chamado de Deus em nossas vidas. Amém !
São Padre Pio, Santa Rosa Mística, São Miguel Arcanjo, Santa Faustina Intercedei por nós !
Um comentário:
Boa noite...
Passando pra fazer uma visitinha e desejar uma boa noite...
Fique com Deus
Enia...
Postar um comentário