quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08 de Dezembro - Dia de Imaculada Conceição


A denominação de Maria como Imaculada Conceição foi uma proclamação solene da Igreja pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854. Para entender melhor esta verdade da Conceição Imaculada de Maria, lembramos que os nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados em estado de graça e participantes da natureza, da bondade e da felicidade de Deus. Por causa do pecado que cometeram, - chamado Original, porque foi cometido na Origem da humanidade - perderam a graça divina e todo tipo de intimidade e amizade com Deus.

As conseqüências do pecado de Adão e Eva se transmitem a todos os seres humanos pela geração. Isto é, nascemos todos sem a Graça Divina. Entretanto, esta ausência da Graça Divina para nós termina no dia do nosso batismo, quando nos tornamos filhos de Deus. Todos os seres humanos nascem com o pecado original, mas há uma exceção: Maria.

Maria é uma segunda Eva, mas Eva antes de sua queda! Maria é a nova Eva, mãe do Novo Adão. No Evangelho de Lucas, o anjo Gabriel, quando se apresentou diante deMaria, assim a saudou: "Ave cheia de graça" (Lc 1,28). Falar que: "Maria achou graça" é dizer que achou a "graça original".

Ora, a "graça original" é a "Imaculada Conceição"! Se Maria tivesse nascido com o pecado original, isto é, sem a Graça santificante, o anjo não poderia chamá-la de “Cheia de Graça”, pois não seria verdade. Ora, este tabernáculo, Maria, feito por Deus e para Deus, devia revestir-se de toda a beleza e pureza que somente o próprio Deus teria podido outorgar a uma criatura. E esta pureza perfeita e ideal se denomina: a Imaculada Conceição.

Maria com a sua entrega e obediência incondicional a Deus, reabilita em si todas as mulheres do mundo, inclusive Eva. Aqui está o equilíbrio contido no plano de Deus. Em Maria, com Maria e por Maria toda mulher se torna responsável pela vinda do Filho de Deus ao mundo.

* Comunidade Canção Nova

Hoje fui visitar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José - na Rua Amaro Cavalcanti 1761 Engenho de Dentro onde o querido  Monsenhor Gustavo Auler me recebeu carinhosamente na Festa de sua comunidade. Com muitas barracas, bazar, self-service, e muito bem acolhida. Aproveitei e tirei algumas fotos do evento. Que Nossa Senhora e São José continue abençoando a cada dia mais a vida, o trabalho de cada um paroquiano e morador do bairro.
Sem dúvida alguma é uma das mais lindas paróquias do Rio de Janeiro.
E-mail: nsconceicaoesaojose@veloxmail.com.br - Tel: 2269-9595







Um comentário:

Jonathan Cruz disse...

Oba!!! estou comemorando por que a VOCÊ mÁRCIA NÃO PAROU COM O BLOG, ISSO MESMO, CONTINUE ASSIM, VEJO QUE MINHAS ORAÇÕES E PRECES FORAM ATENDIDOS. CONTINUAREI REZANDO POR VOCÊ PARA QUE CRISTO NÃO TE DEIXES DESISTIR NUNCA. ABRAÇO BEM GRANDE PRA VOCÊ.