terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro - Dia de Frei Galvão - Antônio de Sant Ana Galvão - Intercedei pelos Casais !


<>
 
<>
 
<>
<>
 
<>
 
Hoje, 25 de outubro, a Igreja do Brasil está em festa pelo seu primeiro santo do País: Antônio de Sant'Ana Galvão, OFM, mais conhecido como Frei Galvão. Nascido em Guaratinguetá, em 1739, foi um frade católico.

Biografia
Antônio viveu com seus pais e irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais — Antônio Galvão de França, capitão-mor da vila, e Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros, bisneta do famoso bandeirante Fernão Dias Pais, o "caçador de esmeraldas" — gozavam de prestígio social e influência política. O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou o filho com a idade de treze anos para o Colégio de Belém, dos padres jesuítas, na Bahia, onde já se encontrava seu irmão José.

Lá, Antônio fez grandes progressos nos estudos e na prática cristã, de 1752 a 1756. Queria tornar-se jesuíta, mas por causa da perseguição movida contra a Ordem pelo Marquês de Pombal, seu pai o aconselhou a entrar para os franciscanos, que tinham um convento em Taubaté, não muito longe de Guaratinguetá. Assim, renunciou a um futuro promissor e influente na sociedade de então, e, aos 16 anos, entrou para o noviciado na Vila de Macacu, no Rio de Janeiro. Em 16 de abril de 1761 fez seus votos solenes. Um ano após foi admitido à ordenação sacerdotal, pois julgaram seus estudos suficientes. Foi então mandado para o Convento de São Francisco, em São Paulo, a fim de aperfeiçoar os seus estudos de filosofia e teologia, e exercitar-se no apostolado. Data dessa época a sua "entrega a Maria", como seu "filho e escravo perpétuo", consagração mariana assinada com seu próprio sangue a 9 de março de 1766. Terminados os estudos, foi nomeado Pregador, Confessor dos Leigos e Porteiro do Convento — cargo este considerado de muita importância, pela comunicação com as pessoas e o grande apostolado resultante. Em 1769-70 foi designado confessor de um Recolhimento de piedosas mulheres, as "Recolhidas de Santa Teresa", em São Paulo.

Os Dons de Frei Galvão
Frei Galvão recebeu de Deus dons, que sempre colocou a serviço dos irmãos. Bilocação (estar em mais de um lugar ao mesmo tempo), telepatia (transmissão ou comunicação de pensamento e sensações, a distância entre duas ou mais pessoas), premonição (sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer), clarividência (vê o que está para acontecer), levitação (erguer-se acima do solo) e telepercepção (adquirir conhecimento de fatos ocorridos a grandes distâncias) estão em relatos de muitos casos comprovados por documentos.

As Pílulas do Frei Galvão
Foram dois casos de risco de vida que deram origem às Pílulas de Frei Galvão. Um foi o de uma parturiente e outro foi o de um rapaz, com cálculos nos rins. Em ambos, por não poder acudir pessoalmente aos necessitados, Frei Galvão escreveu em latim uma jaculatória, em um pequeno pedaço de papel, que enrolou e recortou em forma de pílulas, pedindo que as dessem aos doentes. O rapaz, a parturiente e sua criança se salvaram — daí parte a extraordinária fama das pílulas, e a notável fé que os devotos nelas depositam.

“Pos partum, Virgo, Inviolata permanansisti! Dei Genitrix, intercede pro nobis” (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste Intacta! Mãe de Deus rogai por nós) — é o texto da jaculatória escrita por Frei Galvão no papel.

Em razão desses fatos terem envolvido inicialmente uma parturiente, e referindo-se a jaculatória ao parto da Virgem, Frei Galvão passou a ser popularmente considerado “patrono das parturientes”.

Beatificação

Em 25 de outubro de 1998 Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de “Homem da Paz e da Caridade” e de “Patrono da Construção Civil no Brasil”. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagres.

O fato ocorrido em 1990, em São Paulo, com a menina Daniela, que aos 4 anos de idade teve complicações bronco-pulmonares e crises convulsivas foi uma comprovação de milagre que levou ao processo de beatificação de Frei Galvão.

Daniela foi internada na UTI do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, com diagnóstico de encefalopatia hepática por consequência da hepatite causada pelo vírus A, insuficiência hepática grave, insuficiência renal aguda, intoxicação por causa de metocloropramida e hipertensão. Os sintomas acima a levaram a uma parada cardio-respiratória que evoluiu com epistaxe, sangramento gengival, hematúria, ascite, broncopneumonia, parotidite bilateral, faringite, e mais duas infecções hospitalares. Após 13 dias de UTI, os familiares, amigos, vizinhos e religiosas do Mosteiro da Luz rezaram e deram à menina as pílulas de Frei Galvão. Em 13 de junho de 1990, a menina Daniela deixou a UTI e em 21 de junho teve alta do hospital, tendo sido considerada curada. O pediatra que a acompanhou atestou perante o Tribunal Eclesiástico: "atribuo à intervenção divina, não só a cura da doença, mas a recuperação total dela".

Canonização

A comprovação oficial e o anúncio da canonização de Frei Galvão foram feitos em 16 de dezembro de 2006. Mas foi em 11 de maio de 2007, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, que Antônio de Sant´Ana Galvão foi proclamado Santo.

O que ocorreu na vida de Sandra Grossi de Almeida e de seu filho Enzo de Almeida Gallafassi, da cidade de São Paulo (SP) foi considerado êxito favorável atribuído ao até então Beato Frei Galvão, sendo de importância comprovada para a sua canonização.

Sandra já havia sofrido três abortos espontâneos, devido à má formação de seu útero, que tornara impossível levar a termo qualquer gravidez. Em maio de 1999, Sandra ficou novamente grávida e sabia que a qualquer momento poderia ter uma hemorragia e morrer. Apesar do prognóstico médico ser de provável interrupção da gravidez ou de que esta chegasse, no máximo, ao quinto mês, a gestação evoluiu normalmente até a trigésima segunda semana. Por ser caso de alto risco, foi decidido parto por cesariana em 11/12/1999. Embora os exames tenham comprovado problemas, o parto não teve nenhuma complicação. A criança nasceu pesando 1.995 gr. e medindo 0,42 cm, mas apresentou problemas respiratórios gravíssimos. Foi "entubada", porém teve uma evolução positiva muito rápida, já no dia seguinte deixou de necessitar do equipamento. Recebeu alta hospitalar em 19/12/1999.

A intercessão do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão foi, desde o início e durante toda a gravidez, pedida pela família. Sandra, além das novenas contínuas que fez, tomou também as "Pílulas de Frei Galvão" com fé e com a certeza de sua ajuda .

Realizado o processo diocesano, os Peritos Médicos da Congregação das Causas dos Santos aprovaram, por unanimidade, o fato como "cientificamente inexplicável no seu conjunto, segundo os atuais conhecimentos científicos".




+
.
.
.
.

Fonte : Arquidiocese de São Sebastião do RJ

Nenhum comentário: