quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apostila da Catequese de Adultos - Vivênciada e Revisada

As principais orações do Cristão
<><>
SINAL DA CRUZ
Pelo sinal da Santa Crus, livrai-nos , Deus, Nosso
Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo. Amém.
PAI NOSSO
Pai nosso que estais no céu, santificado seja
o vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja
feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as
Nossas ofensas, assim como nós perdoamos a
Quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair
Em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
AVE MARIA
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o
Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós,
Pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
VINDE, ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de
Vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e
Renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos
Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que
apreciemos retamente todas as coisas segundo o
mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua
consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
CREDO ou CREIO
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu
E da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho,
Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do
Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu
Sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e
Sepultado, desceu à mansão dos mortos,
 ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está
sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica,
Na comunhão dos santos, na remissão dos
Pecados, na ressurreição da carne e na vida
Eterna. Amém.


SALVE RAINHA
Salve rainha, mãe de misericórdia, vida doçura
E esperança nossa, salve! A vós bradamos os
Degredados filhos de Eva. A vós suspiramos,
gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia,
pois, advogada nossa, esses vossos olhos
misericordiosos a nós volvei e depois deste
desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do
vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce
sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa mãe de Deus, para que
Sejamos dignos das promessas de Cristo, Amém.

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou a piedade divina, sempre me
Rege, guarda, governe e ilumina. Amém.
GLÓRIA AO PAI
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim
Como era no princípio, é agora e sempre. Amém.
ATO DE CONTRIÇÃO
Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração
de vos ter ofendido, porque sois tão bom e
amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me
para não mais pecar. Meu Jesus, misericórdia!
CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
Ó minha Senhora e minha mãe, eu me ofereço
Todo(a) a vós e em prova da minha devoção
Para convosco, vos consagro, neste dia e para
Sempre, meus olhos, meus ouvidos, minha boca,
Meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso, ó incomparável mãe,
Guardai-me, defendei-me como coisa e
Propriedade vossa. Amém.




ORAÇÕES PARA A CONFISSÃO

PREPARAÇÃO PARA A CONFISSÃO

Ó meu Deus e Senhor, vou receber agora o santo sacramento da confissão. Ajudai-me com a vossa
graça, porque nada posso sem vós. Enviai-me o Espírito Santo, para que conheça quão gravemente
pequei e para que me arrependa devidamente dos meus pecados, e faça um bom propósito de
não pecar mais. Vinde em meu socorro, para que confesse sinceramente e não cale nada que deva
 dizer. Dai-me força para me corrigir verdadeiramente. Amém,

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Quando me confessei pela última vez?

Essa confissão foi bem feita?

Não deixei algum pecado?

Cumpri a penitência que me foi dada?

1º Mandamento:

Não rezei, pela manhã e à noite, por preguiça ou por vergonha?

Estive negligente ou distraído na oração?

Fui irreverente na Igreja?

Tive vergonha de minha religião?

Neguei ou duvidei de alguma das verdades da nossa santa religião ou falei contra elas?

Li livros ou jornais que falam mal da minha religião?

Tive devoções falsas, consultei cartomantes, sortistas, espíritas, tarólogas, búzios, horóscopos etc?

Desconfiei da misericórdia de Deus?

2º Mandamento:

Proferi irreverentemente o nome de Deus ou outros santos nomes?

Blasfemei contra Deus ou contra outros santos?

Jurei falso ou sem necessidade?

Roguei pragas?

Fiz promessas e não as cumpri?

3º Mandamento:

faltei à Missa nos domingos e nos dias santos de guarda por minha culpa?

Cheguei ao final da Missa nos domingos e dias santos de guarda?

Trabalhei ou mandei trabalhar sem necessidade nos domingos e dias santos de guarda?

Comi carne nos dias de abstinência?

Cometi algum outro pecado contra os Mandamentos da Igreja?

4º Mandamento:

Fui desobediente a meus pais?

Faltei-lhes ao respeito?

Fui desobediente e atrevido com os mestres?

Se sou pai ou mãe de família: amei, eduquei, assisti, castiguei, dei bom exemplo ao meu filho?

5º Mandamento:

Briguei com meus irmãos ou com outra pessoa?

Agredi fisicamente ou desejei mal a alguém?

Tive inveja?

Fiquei com raiva?

Tive ódio de alguém?

Provoquei os outros a pecar?

Matei alguém?

Cometi aborto?

Tentei suicídio?

Usei da masturbação?


6º e 9º  Mandamentos:

Pensei voluntariamente em coisas desonestas?

Desejei fazer coisas desonestas?

Olhei para pinturas, estampas ou figuras desonestas?

Tive conversas desonestas ou as vi com prazer?

Cantei coisas impuras?

Li algum livro ou outro escrito desonesto?

Assisti a bailes ou espetáculos apelativos?

Fiz coisas desonestas?

Usei da masturbação?

7º e 10º Mandamentos:

Desejei furtar alguma coisa?

Não restitui coisas achadas, conhecendo o dono?

Dei prejuízo ao próximo nos seus bens?

Comprando ou vendendo, enganei no preço, medida ou quantidade das coisas?

Não cumpri com as obrigações de meu estado, emprego ou ofício?

Peguei material do meu trabalho sem a devida permissão?

8º Mandamento:

Menti?

Prejudiquei a outro mentindo?

Semeei discórdia em alguma família?

Levantei falso testemunho?

Murmurei da vida alheia?

Colei nas provas da escola?

ARREPENDIMENTO E BOM PROPÓSITO

Eis-me aqui, Senhor, cheio de confusão, à vista de minhas culpas. Quantas vezes pequei!
Não sou digno de ser chamado vosso filho. Aos anjos que pecaram, logo os reprovastes;
a Adão e Eva expulsastes do paraíso depois que pecaram. A muitos lançastes no inferno
porque vos ofenderam, mas a mim ainda me suportais. Quanta gratidão vos devo por
isso e quão ingrato fui! Esqueci-me dos vossos benefícios. Vós me criastes para o céu,
mas eu fiz tão pouca diligência para alcançar. Vosso Filho Unigênito me remiu por sua amarga
paixão e morte na cruz, e por amor de mim derramou todo o seu sangue. Mas eu, em vez de
mostrar gratidão a tanto amor, renovei sua paixão com meus pecados. Ó meu Deus, perdoai-me!
Sei que fiz ma;. Pesa-me de não vos Ter amado, mas desprezado e ofendido!
Quero agora corrigir-me sinceramente. Amém.

PEQUENO ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável.
Prometo, com a vossa graça, me esforçar em não mais pecar. Meu Jesus, misericórdia!       

  
Bendirei continuamente ao Senhor,
Seu louvor não deixará meus lábios.
(Sl 33(34), 2)










Nenhum comentário: