domingo, 9 de outubro de 2011

Missão na Ecologia - 23/10



O envio dos materiais da Campanha Missionária é um momento que mexe bastante com a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. Qual a importância deste momento para a vida da instituição?
É um momento de intenso trabalho, pois envolve um número maior de pessoas aonde se exige coesão de trabalhos e organização no que diz respeito ao empacotamento e envio dos materiais. Vale lembrar que sentimos o peso da responsabilidade de enviarmos este material para os quatro cantos do país.

Com o envio de materiais da Campanha Missionária, as comunidades, paróquias e dioceses devem se movimentar para realizarem uma boa campanha e difusão da animação missionária. O que as POM do Brasil têm a dizer a respeito desse momento preparativo e como os materiais podem ajudar para que seja realizada a campanha missionária no mês de outubro?
Os materiais são enviados em nome do coordenador diocesano da dimensão missionária ou de alguma pessoa que seja referência na mesma. Sugiro que as dioceses façam um estudo do material da Campanha Missionária antes do envio para as paróquias e que convidem todos os grupos das bases principalmente a Infância, Adolescência e Juventude Missionária. As POM do Brasil se alegram por mais uma campanha e pedem que os materiais sejam usados nas comunidades como fonte de fortalecimento da caminhada missionária sempre com um olhar para a dimensão universal da missão.

De maneira breve, o que se pretende com cada uma dos materiais da Campanha Missionária: Livro da Novena com Mensagem do Papa, DVDs, cartazes, envelopes e folhetos dominicais?
Geralmente a Campanha Missionária é uma extensão da Campanha da Fraternidade. Cabe às POM dar uma ênfase maior à dimensão missionária, logo todo o nosso material se volta para a universalidade da missão. O Livro da Novena pode ser utilizado pelos grupos ou simplesmente nas casas; os DVDs ajudam nas reflexões das novenas ou poderiam ser utilizados nos momentos das homilias dominicais e também nas reuniões das pastorais, conselhos paroquias e comunitários; os cartazes devem ser fixados nos murais e ou lugares que facilitem a visualização; os envelopes poderão ser distribuídos entre os dias que antecedem o Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro) ou quando os grupos se reunirem ou ainda nas celebrações domésticas; folhetos dominicais servem como suporte para a oração dos fieis nas missas, culto dominical e reuniões das pastorais, grupos e movimentos.

Como é revertido o dinheiro da Campanha Missionária?
É enviado para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma e anualmente quando acontecem as assembleias dos diretores nacionais se definem quais serão os continentes e países que receberão as ajudas por meio de cada obra pontifícia. Graças a Deus o Brasil já é considerado um país emergente e a cada ano a nossa coleta aumenta. Aos poucos estamos deixando de receber do exterior para ajudar outros países que mais necessitam. Fica uma porcentagem nas POM para a manutenção da sede nacional, para ajudar projetos missionários além-fronteiras (Moçambique e Haiti), projetos na Amazônia e também demais projetos em território brasileiro.

Quais os objetivos da Campanha Missionária 2011, cujo tema é “Missão na Ecologia”?
Continuar com a conscientização ecológica alargando os horizontes para todo o mundo, pois este sempre é e será o objetivo principal da Campanha Missionária. O mundo é a nossa paróquia e as gerações futuras dependerão de nossa resposta para que o mesmo continue sendo respeitado.

Material para campanha acesse POM e faça o download.

Fonte: POM


Ladainha da Sobrevivência
Nós nos comprometemos a não desperdiçar.
R.: “Para que nada se perca” (Jo 6,12).
n Nós nos comprometemos a reciclar.
n Nós nos comprometemos a reduzir o consumo.
n Nós nos comprometemos a reutilizar ao máximo.
n Nós nos comprometemos a fazer uma coleta seletiva de resíduos.
n Nós nos comprometemos a não comprar o que não for reciclável.
n Nós nos comprometemos a usar a bicicleta para trajetos curtos, e o
transporte público para os compridos.
n Nós nos comprometemos a compartilhar o uso de nossos carros em
nossos deslocamentos diários.
n Nós nos comprometemos no inverno a isolar de modo eficaz os cômodos
de casa, para evitar consumo desnecessário de calefação.
n Nós nos comprometemos a utilizar lâmpadas de baixo consumo.
n Nós nos comprometemos a apagar os aparelhos eletrônicos durante a
noite e em períodos nos quais não são utilizados.
n Nós nos comprometemos a priorizar a compra de alimentos locais e
próprios da estação, para economizar transporte e a estocagem.
n Nós nos comprometemos a comer menos carne, que não é necessária
nem mais saudável.
n Nós nos comprometemos a andar a pé e de bicicleta.
n Nós nos comprometemos a participar de órgãos e foros nos quais se
decida ou simplesmente se formulem políticas públicas que afetam a
conservação da natureza.
n Nós nos comprometemos a tomar uma posição ativa sobre as propostas
de políticas a respeito dos espaços naturais próximos.
n Nós nos comprometemos a organizar campanhas de conscientização e
ação popular.
Amém.

Nenhum comentário: