domingo, 13 de novembro de 2011

14 de Novembro - Diabetes não Discrimina ! Dia Mundial da Diabetes !



Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
O Dia Mundial da Diabetes este ano acontece em meio a um momento de ações internacionais sem precedentes para combater esta e outras doenças não transmissíveis.
Há apenas dois meses, a Assembleia Geral das Nações Unidas realizou sua primeira Reunião de Alto Nível sobre a Prevenção e o Controle de doenças não transmissíveis, produzindo uma forte Declaração Política, com compromissos com prazos determinados. Entre eles estava uma promessa de tornar possível para mais pessoas o acesso aos medicamentos de qualidade para o diagnóstico e o tratamento da diabetes até o ano de 2013.
A Declaração Política também pediu ao setor privado que faça sua parte, com base no 8° Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que pede parcerias com empresas farmacêuticas para fornecer acesso aos medicamentos essenciais nos países em desenvolvimento.
Temos visto progressos significativos neste sentido. Uma empresa introduziu um esquema de preços diferente para fornecer genéricos de insulina aos países menos desenvolvidos, beneficiando três dúzias de Estados até o momento. Mas este mecanismo não pode responder sozinho. Nós devemos introduzir novos parceiros. E nós devemos tratar dos sistemas de distribuição insuficientes e da falta de financiamento público para medicamentos.
O Dia Mundial da Diabetes é uma oportunidade para aumentar a conscientização e mostrar para as pessoas vivendo com diabetes que a comunidade internacional está com elas em sua luta. Isto é especialmente importante para as 227 milhões de pessoas com diabetes vivendo nos países em desenvolvimento. Frequentemente, esta doença atinge os mais pobres de uma forma particularmente dura, causando ataques cardíacos, derrames, cegueira, amputações de membros, insuficiência renal e morte prematura.
Eu peço aos governos e às empresas farmacêuticas que deem um verdadeiro significado para nossas celebrações, desenvolvendo estratégias conjuntas para tornar os medicamentos essenciais disponíveis e acessíveis nos países em desenvolvimento, especialmente para as pessoas mais pobres que precisam deles.
Vamos usar o Dia Mundial da Diabetes para trabalhar, para que as pessoas com diabetes em todo o mundo recebam os cuidados e os tratamentos que elas merecem.

Fonte: Unicrio.org.br


Foi debaixo de chuva que o monumento ao Cristo Redentor recebeu um novo colorido. Na última segunda-feira, 14 de novembro, o monumento anoiteceu azul, pela quinta vez consecutiva, em apoio ao Dia Mundial do Diabetes. A iniciativa que buscou dar maior visibilidade à conscientização sobre tudo o que cerca a doença, levou cerca de 70 pessoas, entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, ao alto do Corcovado.

Na base da estátua, a capela Nossa Senhora Aparecida ficou lotada durante benção feita pelo Reitor do Santuário, Padre Omar Raposo. O Sacerdote ressaltou a importância da iluminação:

— Queremos pedir ao Cristo Redentor que olhe por nós. No início da noite de hoje, o Cristo ficará azul. Ele abraça e abençoa essa causa, na esperança de que a saúde seja um tema prioritário para toda a sociedade, falou.

Aos poucos, a tonalidade azul do monumento foi se intensificando e, tanto convidados como turistas, puderam ver a cor-símbolo da glicose estar controlada pelo diabético ganhar destaque. O Diretor-Executivo da Associação Carioca de Diabéticos, Dr. Jackson Caiafa acredita que a ação no Cristo Redentor irá se propagar para todo o Brasil.

— A imagem do Cristo Redentor não é restrita. Esperamos que o Brasil inteiro olhe para esse monumento azul e que essa luz possa, efetivamente, encher os corações de cada um e dar a força necessária para o cuidado com os diabéticos, disse.

A ação também contou com a presença do presidente da Federação Nacional da Associação dos Diabéticos, doutor Fadlo Fraige. Para ele, a principal mensagem da ação é a possibilidade de tratamento da diabetes:

— Hoje, a diabetes é a primeira doença que impacta a saúde mundial. Ela pode causar cegueira, amputações, enfim, graves conseqüências para aqueles que não se cuidam. O dia de hoje é um dia de conscientização, de mostrar que essa doença pode ser tratada e as pessoas podem viver mais, concluiu.

 
A semana da Diabetes começou no dia 7 de novembro, com ações em toda a cidade. Houve palestras, caminhada e uma ação social na Cidade de Deus. Além da iluminação do Cristo, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro também recebeu a cor azul.

Entenda a doença:
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer complicações à saúde. Se não tratado adequadamente, o diabetes pode causar infarto, derrame, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para a doença, há inúmeros tratamentos disponíveis, que, se seguidos de forma regular, proporcionam uma melhor qualidade de vida para o paciente. Segundo a Federação Internacional do Diabete, pelo menos 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença. No Brasil são 11 milhões e muitos nem sabem que têm a enfermidade, por isso é importante a conscientização e o acompanhamento médico.

*Foto: Celso Pupo e Raquel Araujo
Fonte - Arquidiocese de São Sebastião do RJ

Nenhum comentário: