segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1º Encontro de Blogueiros Católicos - EU FUI ! - Pauta do Evento





A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos !

Irmãos, no dia 17 de Setembro de 2011, tivemos um dia abençoado com muitos palestrantes e abenção de nosso querido Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani, Pe. Marcos William e Pe.Márcio Queiroz.

Estiveram presentes os seguintes palestrantes :
Sílvia Helena Gonzaga - Jornalista
Nice Afonso - Jornalista da Arquidiocese de São Sebastião do RJ
Andreia Gripp - Testemunho de Fé - PASCOM
Liane (Jornalista da Arquidiocese RJ)
Nestor Rangel (Jornalista WEBTV)
Marcilene - Jornalista da Rádio Catedral
Professora de História Flor Martha
Paulo Moraes - Especialista tecnologia/Analista mídia social (Ganhador do Premio em 2009 e 2010) Presta auxílio a 400 blogs - Também ajuda com a Canção Nova.

Enfim foi uma pena todos participantes do E+blog e Catequistas Unidos não estarem presentes.
Tivemos uma recepção fora de série, onde tivemos lanchinho, almoço, sorteios e melhor, tudo 0800.

Foi um dia muito importante, vocês sabiam que é a PRIMEIRA vez que no Mundo se faz um encontro para tratar desse assunto !

Somos pioneiros, onde tudo está começando precisamos de parametros para levar a LUZ de CRISTO de uma forma mais adequada. Copiei da Sheila (Semeando Catequese) a PAUTA da reunião, é de SUMA IMPORTÂNCIA TODOS OS BLOGUEIROS LEREM :


E+blog

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Diversidade, testemunho e fé na blosfera

São 170 milhões de blogueiros no mundo, quase seis milhões são brasileiros, dos quais 52% estão no sudeste. Já somos o 3º país em número de usuários de blog e o 5º em produção de conteúdo. Daí a importância do 1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a exemplo do evento semelhante que aconteceu no Vaticano.

A abertura do evento foi com o Padre Marcio Queiroz, coordenador da Pastoral da Comunicação, que ressaltou a importância da comunhão a exemplo da Santíssima Trindade e recordando o pedido do Papa Bento XVI por ocasião do dia Mundial das Comunicações deste ano para que fôssemos “um” com o outro e com a Igreja.

“O fiel leigo na sua vida cristã não é mero coadjuvante”: foi o tema da primeira palestra da parte da manhã de Silvia Helena Gonzaga, jornalista e assistente social do Cristo Redentor. Ela partilhou sua experiência no apostolado leigo e reforçou em nós o papel de anunciarmos o evangelho. Leigo não significa descompromissado! Pelo Batismo temos uma grande missão de sermos cristãos, inseridos dentro do nosso contexto histórico, com seus desafios e pluralidades, tempo das novas tecnologias, tempo do hedonismo e do individualismo. A riqueza da cristandade que carregamos em nós precisa ser partilhada.

E pelas ferramentas que temos hoje, dispomos de vários meios de evangelizar: diretamente pelo contato face-a-face, mas também pelos recursos virtuais. Também aí somos chamados a mostrarmos nosso rosto cristão.

No Documento de Aparecida (209) explica: “Os leigos são homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja.”. Pelo Batismo participamos do seu sacerdócio, da sua realeza e do seu ministério profético e na Eucaristia aperfeiçoamos esta vocação. O DA neste número também nos lembra de partilharmos o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo. Já tivemos este encontro pessoal? Como foi? O que faço para perpetuar esta experiência de amor no meu dia-a-dia?

Silvia lembrou do encontro da Samaritana com Jesus e da mudança de vida que aconteceu em sua vida e, pelo seu testemunho, na vida das pessoas de toda a sua cidade. Através do nosso blog temos esta mesma oportunidade, de distribuir a tantos a Água Viva que recebemos. Como dizia João Paulo II, precisamos perseguir uma evangelização com “novos métodos, nova expressão e novo ardor.”. Ele mesmo foi exemplo vivo disto, pois conseguir dialogar com todas as culturas e religiões, com a arte, o esporte, o velho e o jovem. Aí entra a nossa criatividade, passando na contra-cultura valores humanos e cristãos. Podemos ser canais para resgatar o valor da vida.

A jornalista recomendou um livro excelente de Dom Claudio Hummes intitulado: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo”. Nele o bispo descreve a sociedade atual cheia de conflitos e fala da urgência da evangelização e recorda que pelo censo, estamos perdendo 1% de católicos por ano. Menos da metade do Rio de Janeiro se declarou católica e a segunda no ranking de pessoas que se dizem descrentes.

Independentemente da raça, cor ou função social, Deus nos confiou a missão de sermos presença sua no meio de Deus e da comunidade. Silvia encerrou com o vídeo: “Karol Woitjila, a vida de um santo”.


A segunda palestra foi dada por Nice Affonso, editora do portal da Arquidiocese do Rio e com o tema: “Liberdade e Responsabilidade: clareza católica na comunicação”. Contou sua experiência logo no início da faculdade em que um professor alertou que um profissional nunca pode ser dissonante, ou seja, o que ele faz deve ser condizente daquilo que ele acredita. A fé precisa caminhar em sintonia com a minha vida.  

Como blogueiros católicos precisamos assumir que somos comunicadores da Boa Nova, da Verdade. E o que é ser comunicador da Verdade? Significa ser comunicadores do próprio Cristo! Se temos consciência disso, muita diferença faremos na nossa vida e na vida dos irmãos. O “agir” é o espelho do nosso “ser”. O poder de atingir os outros que nunca nos viram, quem nem nos conhecem através do blog que editamos não é nosso... é de Deus.


Nícia nos levou a refletir sobre estes dois trecho da Evangelii Nuntiandi:

Espera-se de todo o evangelizador que ele tenha o culto da verdade, tanto mais que a verdade que ele aprofunda e comunica, outra coisa não é senão a verdade revelada; e, por isso mesmo, mais do que qualquer outra, parcela daquela verdade primária que é o próprio Deus. O pregador do Evangelho terá de ser, portanto, alguém que, mesmo à custa da renúncia pessoal e do sofrimento, procura sempre a verdade que há de transmitir aos outros. Ele jamais poderá trair ou dissimular a verdade, nem com a preocupação de agradar aos homens, de arrebatar ou de chocar, nem por originalidade ou desejo de dar nas vistas. Ele não há de evitar a verdade e não há de deixar que ela se obscureça pela preguiça de a procurar, por comodidade ou por medo; não negligenciará nunca o estudo da verdade. Mas há de servi-la generosamente, sem a escravizar.” (EN, 78)

            Os leigos, a quem a sua vocação específica coloca no meio do mundo e à frente de tarefas as mais variadas na ordem temporal, devem também eles, através disso mesmo, atuar uma singular forma de evangelização... O campo próprio da sua atividade evangelizadora é o mesmo mundo vasto e complicado da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos "mass media" e, ainda, outras realidades abertas para a evangelização, como sejam o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento. Quanto mais leigos houver impregnados do Evangelho, responsáveis em relação a tais realidades e comprometidos claramente nas mesmas, competentes para as promover e conscientes de que é necessário fazer desabrochar a sua capacidade cristã muitas vezes escondida e asfixiada, tanto mais essas realidades, sem nada perder ou sacrificar do próprio coeficiente humano, mas patenteando uma dimensão transcendente para o além, não raro desconhecida, se virão a encontrar ao serviço da edificação do reino de Deus e, por conseguinte, da salvação em Jesus Cristo.” (EN, 70)

Com o nosso blog temos a possibilidade gigante de alcançar corações de pessoas que nunca foram a uma Igreja... Hoje os blogs são para a Igreja Católica como o grão de mostarda (cf. Mt 13) que virou uma árvore frondosa em que os passarinhos, diferentes pássaros, vindos de todos os cantos do país e do mundo, vem se abrigar e se revigorar. E, assim, podemos refletir: qual é a raiz dessa nossa árvore? Ou se nos compararmos como uma rede com toda espécie de peixes... Por nosso blog, ajudamos a colocar em prática o mandato de Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15).

A formação cristã é fundamental para sermos, de fato, servidores da Verdade, que falam em nome da Igreja.  Só amamos aquilo que conhecemos. Temos cuidado da nossa Igreja? Temos aproveitado ao máximo as ferramentas virtuais que temos em nossas mãos? Cabe a nós transformarmos a sociedade pelos meios de que dispomos.

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, expressou sua alegria em ver os “rostos” por detrás das mídias virtuais no Encontro E+Blog. Começou colocando aos presentes a importância de pregarmos a Verdade em meio a uma imprensa que divulga tantas distorções. Não podemos nos tornar culpados diante de Deus por nos omitirmos da evangelização usando estes novos métodos.

Encontros como esses devem nos mobilizar para uma atitude de compromisso coletivo com um mundo mais humano e fraterno e para aprofundarmos juntos os valores da nossa vida de fé e nos capacitarmos para comunicar a Verdade. A presença marcante do cristão é fundamental para que essa nova cultura da tecnologia não deteriore valores eternos, anunciando Jesus Cristo de maneira positiva e atraente. Pensemos nas “placas tectônicas culturais” que causam vários “tsunamis”, que chegam a mudar panoramas inteiros... Temos deveres de participar dessas mudanças e nos sentirmos responsáveis diante delas, precisamos nos posicionar, nos conscientizarmos (e usarmos) o poder da comunicação. O segredo não são os meios por si, mas as pessoas entre a cadeira e o computador. Elas é que fazem a diferença. É nelas que está a chave para a transformação.

Padre Marcus William, Vigário Episcopal para a Comunicação Social, também deixou sua mensagem. Citou Foucauld, e como o filósofo destaca a possibilidade mudar subjetividades, o seja, realidades internas, a partir de realidades externas. Para tal, precisamos de responsabilidade e compromisso com a Verdade. Que seja uma oportunidade para que a comunidade humana melhore e ajudemos, assim, para que o homem acredite em si mesmo, na vida e em Deus.

Este momento com o nosso pastor, foi encerrado com a seguinte oração:



ORAÇÃO DO E+BLOGUEIRO

Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és tu, Pai Nosso.

Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.

Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir teus propósitos.

Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.

Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.

Dá-me força para anunciar a tua Palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.

Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits.

Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor  com mais freqüência do que troco o template do meu site.

Livrai-me , ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar idéias sem creditar os autores originais.

Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em teu nome.

E que os nossos blogs nos levem para mais perto de ti.

Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Logo a seguir veio o momento de depoimentos (ao vivo e gravados) falando sobre as iniciativas que a Arquidiocese tem nas mídias sociais com os testemunhos de Nice Affonso, Andréia Gripp, Marcilene Capper, Nestor Rangel, responsáveis pelas mídias da Arquidiocese: O Portal, o Jornal O Testemunho de Fé, a Rádio Catedral e a Web TV Redentor. Colocaram também que todos nós podemos colaborar com o jornalismo, assegurando a confiabilidade das fontes para mantermos este compromisso com a Verdade. Todos podem ajudar a formar, informar e promover a comunhão. Devemos ajudar colaborando com matérias e também sendo usuários, leitores, expectadores e divulgadores dessas mídias.

A historiadora Flor Martha, do Opus Dei, apresentou seu testemunho do blog “Vida em Sociedade” e passou algumas dicas baseadas em seus estudos e sua experiências:


Pensar no seu blog como um serviço (I Tes 1,9). Concebido como serviço, o blog...

- Direciona muito o público-alvo, fontes afins a serem buscadas.

 - Evita que falemos de nós mesmos, de usarmos o “nosso” (nosso grupo, nosso pároco, etc...) como único tema.

- Evita encher o blog de “brinquedinhos eletrônicos”  e “links”

- Evita perder tempo, navegando sem critério.

- Desenvolver dentro do seu escopo principal qualidade e conteúdo.

- Evitar reafirmar uma dieia ou conceito de quem doutrina ou corrige os outros

- Cresce como projeto, negócio, repercussão e, se for o caso, até como renda.

- Facilita o estabelecimento de uma agenda coesa e interação outros públicos

- Nós e os outros podem ser transfigurados pela graça



Evolução dos 4 “p”s do marketing

Do foco no produto: 

- Product

- Price

- Place

- Promotion



Para o foco no consumidor:

- Passion

- Purpose

- Positioning (ser uma referência)

- Personality



Fazendo uma analogia, como um blog como serviço poderia ajudar na evolução cristã dos 4 “P”s do marketing?

- Serviço (ligado com a virtude da Prudência)

- Valorização da vida cotidiana (ligado com a virtude da Justiça)

- Fazer o que é preciso (ligado com a virtude da Fortaleza)

- Não perder tempo com o que não é relevante (ligado com a virtude da Temperança)


Há três idéias de São Josemaria Escrivá podem nos ajudar:


1) “... cada homem, cada mulher tem que se santificar em sua vida ordinária, nas condições concretas da sua existência cotidiana.”

Através de quem nós somos, das nossas qualidades (e não apenas do que fazemos) evangelizamos. Podemos com a personalidade do nosso blog ajudar a santificar os outros.


2) É preciso fugir – como que da peste – dessa maneira de coceber a pastoral e, em geral, o apostolado, que não parece senão uma nova edição, corrigida e aumentada, do partido único na vida religiosa.”

Não usar o blog para, de forma arrogante, darmos “sermões” aos outros.


3) “Que todo trabalho humano deve ser realizado pelo Cristão com a maior perfeição possível: com perfeição humana (competência profissional) e com perfeição cristã (por amor à vontade de Deus e a serviço dos homens): eleva-se assim o trabalho à ordem da graça, santificando-se, converte-se em obra de Deus...”

É preciso esmero e profissionalismo. E isso dá trabalho, exige tempo, formação, mas como conseqüência, se expande pela sua qualidade e atinge muito mais do que poderíamos imaginar.


Você pode saber se o seu blog está sendo verdadeiramente um serviço, se:

01- Dá trabalho

02- É mais focado

03- Da resultados

04- Tem horizontes ilimitados

05- Claramente sabemos do que se trata

06- Tem relevância nas redes e influencia

07- Pode crescer como um projeto, um livro...

08- Evita trabalho inútil

09- Nos faz crescer, exige o melhor de nós

10- Evita erros

11- Faz pensar criativamente

12- É útil para pessoas e não serve só para deleite



Logo, seu blog pode:

- Ajudar na santificação dos irmãos na vida cotidiana

- Servir para a nossa santificação pessoal ao blogarmos com a qualidade com a qualidade que nos exige um trabalho feito com a oração de Deus.

- Não precisamos falar só de temas religiosos, mas todo tema honesto da vida cotidiana é passível de ser santificado.


Na parte da tarde, o Encontro de Blogueiros começou com um painel sobre o papel dos blogs na Evangelização. O painel foi apresentado por Aldo Marques e composto por Alexandra Gurgel (www.alexandrismo.com), estudante de jornalismo que gerencia o blog da comunidade “Alegra-te Jovem”, da Paróquia Imaculada Conceição, do Recreio, além do seu blog pessoal. Paulo Moraes (officeweb.paulomoraes.net), é analista de mídias sociais, é da Comunidade Canção Nova, especialista em Tecnologia, e tem dois prêmios de melhor blog do Brasil em tecnologia. Ajuda na formação de mais de 400 gerenciadores de blogs. Flor Martha é jornalista, pós-graduada em História, é do Movimento Opus Dei, e membro da Paróquia Cristo Redentor em Laranjeiras. É responsável pelo blog Vida em Sociedade (vida-em-sociedade.blogspot.com), além de um blog católico de História, que faz um contraponto com tudo o que é mal-falado da Igreja Católica em material da área de História.

Alexandra questionou a todos como podemos evangelizar através de blogs que aparentemente não tenham conteúdo explicitamente cristãos. Podemos nas entrelinhas, no viés do nosso blog mostrar com o conteúdo quem somos.

Aldo questionou como lidar com os adolescentes e jovens que não tem ainda a maturidade suficiente muitas vezes para filtrar o que existe e, inclusive, como produtor de conteúdo. Paulo falou, então, do papel da Igreja aproveitando estas mídias com um trabalho de qualidade e orientação cativante por parte de um adulto formador de opinião. É o caso dos catequistas que usam o Orkut, que criam jogos junto com seus catequizandos, etc., e Flor Martha completou que os assuntos precisam ser atraentes para aparecer nas consultas e atingirem um maior número de pessoas e, especialmente, do público jovem.

Após o painel, os participantes foram divididos em grupos num debate bastante proveitoso. Foram comentados os pontos que mais se destacaram nas exposições das temáticas e foi também um momento rico de troca de experiências. Foi falado, por exemplo, a importância de aumentar a rede, colocando a chamada para o blog nas redes sociais do twitter e facebook para servir como atrativo e também como é importante nos comunicarmos na só com a “ponta dos dedos”, mas principalmente com o coração. Foram colocadas sugestões como um selo de certificação da arquidiocese, de que sejam realizados mais encontros como esses, que haja um momento para oficinas de formação técnica, etc...


No e+blogueirosrio no facebook fica como um espaço para continuar todo o debate iniciado neste 1º Encontro de Blogueiros Católicos. É uma forma de conexão da PasCom com cada participante do evento. Nela haverá o “Eu fui” e esta listagem irá para o grupo secreto para que os participantes possam se comunicar.

NÃO DEIXEM DE ACESSAR OS BLOGS/PÁGINAS - ELES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA CADA UM DE NÓS. A ARQUIDIOCESE DEIXOU AS PORTAS ESCANCARADAS PARA PEDIRMOS AJUDA A CADA UM DOS PARTICIPANTES DAS PALESTRAS ACIMA, ESTAMOS COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS, PORTANTO, MÃOS A OBRA !


ASSISTA TRANSMISSÃO DA CANÇÃO NOVA QUE O PAULO MORAES DISPONIBILIZOU: http://www.facebook.com/l/9AQDY2XBzAQDSihRh8FXrOY6Ul5DZLdXWI-Pwy9fD-c2OBg/officeweb.paulomoraes.net







Nenhum comentário: