sábado, 10 de setembro de 2011

Explicação da Santa Missa


 

 MISSA = FESTA

A Missa é uma verdadeira festa, onde revemos nossos colegas, pedimos perdão a Deus pelas ofensas (pecados leves), cantamos juntos, ofertamos nossas alegrias e tristezas, ouvimos o próprio Jesus através do Evangelho, agradecemos nossas vidas, rezamos juntos, damos o abraço da paz a quem esteja perto de nós, celebramos o Mistério Eucarístico, ou seja é o próprio Jesus que se torna alimento, um verdadeiro presente para cada um de nós.


A Missa é dividida em partes:

Canto de Entrada: É a procissão do povo de Deus que se dirige à casa do Pai.

Boas Vindas=Saudação: No início da Missa o padre cumprimenta a comunidade toda reunida e anuncia a presença de Jesus.

Perdão Senhor=Ato Penitencial: Num gesto humilde, devemos estar com nossos corações limpos, sem nenhum pecado, para participarmos da Missa.

Hino de Louvor=Glória: Já perdoados,cantamos p/louvar e agradecer a Deus.

Rezemos=Coleta: O Padre coloca todas as intenções, e no final da oração, a oração responde com a palavra Amém (que significa Assim Seja).

Leituras: Até agora Deus nos ouviu. É a nossa hora de ouvir a Deus ouvindo as 2 Leituras tiradas da Bíblia que são: Palavra de Deus=Primeira Leitura e Salmo de Resposta é um canto ou salmo que nos ajuda a entender melhor a mensagem da Primeira Leitura.

Aclamação ao Evangelho=Homilia: A Bíblia é luz para nossos passos, luz para o nosso caminho. Por isso ao anunciarmos a mensagem de Deus, dizemos Aleluia que significa Alegria. Depois das Leituras o Padre explica a mensagem da Bíblia. Devemos de pé, fazer o Sinal da Cruz antes da homilia, e sentados para ouvirmos a explicação do Padre.

Eu Creio em Deus=Profissão de Fé (Credo): Momento de professarmos tudo aquilo que nós cristãos acreditamos. Estender a mão direita professando o Credo.

Rezemos ao Senhor=Oração dos Fiéis: A comunidade reza pela Igreja e por todas as pessoas do mundo.

A Mesa com Jesus-Preparação da Mesa: Num bonito gesto de humildade, Jesus se oferece como alimento para toda a humanidade.

Momento das Ofertas=Ofertório: Momento em que oferecemos nossa vida, nos preparamos para o grande banquete que será servido, além do Pão e do Vinho ofertamos tudo o que somos ao Senhor. Deus é Pai e Ele sabe o que temos, precisamos. Portanto não devemos caminhar em direção ao Altar somente para ofertar o dinheiro, mas também nossas alegrias e tristezas.

Rezemos, Irmãos e Irmãs=Oração Eucarística:
Momento mais importante de toda a Missa. Devemos de joelhos durante a Consagração onde o através do Padre o Pão e o Vinho se transformam no Próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Devemos estender as mãos e olhar para frente p/receber o Corpo e o Sangue de Cristo, e não de cabeça abaixada.

Pai Nosso: Oração que o próprio Jesus nos ensinou. Não devemos dizer Amém, pois a oração ainda não terminou.

Oração pela Igreja: Pedido pela unidade e a paz.

Abraço da Paz=Saudação da Paz: Desejamos ao nosso irmão a Paz de Cristo.

Cordeiro de Deus: Oração que nos mostra que só Jesus é o nosso alimento.

Canto de Comunhão=Comunhão: Momento de irmos ao banquete do Senhor e receber o seu próprio Corpo e Sangue. Ápice de nossa fé.

Ação de Graças: Por tudo o que temos e somos. Agradecemos ao Senhor.

Avisos: O Padre ou alguém da comunidade anuncia algum evento ou informa algo de interesse a comunidade.

Benção e Despedida: O Padre se despede da comunidade e recorda que este momento não é mera despedida apressada, mas um novo envio para realizar a missão do cristão no mundo, isto é anunciar ao mundo o Cristo Vivo. Só devemos sair da Igreja quando o Padre também sair da Igreja.

Nenhum comentário: