domingo, 25 de setembro de 2011

(Dia dos Surdos 26/09) - Primeira Missa para Surdos e Cegos realizada 23/09 !







A primeira missa com total acessibilidade, promovida pela Arquidiocese do Rio, foi presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, na manhã do dia 23 de setembro, na Catedral de São Sebastião. A celebração contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para os deficientes auditivos, e com uma cabine com um sistema de audiodescrição, que através de fones de ouvido descreveu as imagens para as pessoas com deficiência visual. Participaram também jovens e adultos cadeirantes e com deficiência mental.

Segundo o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a Pastoral dos Surdos foi ampliada e se tornou também a Pastoral das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de buscar acessibilidade para um número maior de pessoas. Ele destacou que o trabalho é fundamental para que o anúncio de Jesus, a catequese e os sacramentos possam alcançar a todos. Dom Orani também lembrou que as pessoas com deficiência precisam ter seus direitos de cidadãos respeitados, para que se sintam membros da sociedade.

- A Igreja quer chegar a todos para levar a Palavra de Deus. Precisamos agradecer os passos que já foram dados, mas também sonhar e trabalhar para ampliar o trabalho de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Porque quem experimenta o amor de Jesus e O reconhece como o centro da sua vida, também passa a amar o próximo e luta pela inclusão de todos. A consequência do encontro com Cristo precisa ser também o encontro fraterno com as pessoas, ensinou Dom Orani.

No início da celebração, a delegada da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Deborah Prates, ressaltou a importância do trabalho pioneiro, citando a passagem bíblica “Levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3), que foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2006, sobre as pessoas com deficiência”.

- A missa de hoje foi um grande passo. Nós “viemos para o meio” e o meio nos recepcionou com recursos de acessibilidade. Nós precisamos é de oportunidade, para que a igualdade seja conquistada, afirmou Deborah, que tem deficiência visual.

A missa foi concelebrada pelo Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel de Oliveira Manangão; pelo assessor Arquidiocesano da Pastoral de Pessoas com Deficiências e Capelão do Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro (INES-RJ), Padre Jayme Henrique Oliveira; pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Acari, Padre Nixon Bezerra de Brito, e pelo Padre polonês Tiago Zdzislaw Blaszczyk, da Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu.

Acolhimento das deficiências

A leitura e o salmo foram lidos em braile e proclamados por pessoas com deficiência visual. E, na procissão do ofertório, cadeirantes entregaram a âmbula e a galheta, com o pão e o vinho, para Dom Orani. O Secretário Nacional da Pastoral dos Surdos, Professor Cesar Bacchim, e integrantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência foram os intérpretes de libras.

- Todos nós trabalhamos juntos, porque não basta dar ao surdo a prioridade e esquecer dos demais deficientes. O trabalho do monsenhor Vicente Burnier, já falecido, foi essencial para que todas as deficiências fossem acolhidas, não apenas dentro da Igreja, mas principalmente na Legislação, revelou Padre Jayme.

Também estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Otávio Leite, e o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, o deputado estadual, Márcio Pacheco.

- A missa de hoje é um grande exemplo. A Igreja tem um papel importante na sociedade. Esse acontecimento é uma mensagem de inclusão e de acolhimento das pessoas com deficiência, para que a sociedade se torne mais humana e inclusiva, com o Espírito de Deus presente no coração de todos, afirmou o Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, que é cadeirante.

A missa faz parte das celebrações de comemoração aos 30 anos de fundação da Pastoral dos Surdos e da Semana Nacional dos Deficientes Auditivos, que foi iniciada no dia 18 de setembro, com a Santa Missa realizada nos estúdios da TV Brasil. O encerramento aconteceu na manhã deste sábado, dia 24, com a missa realizada na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, que foi transmitida pela Rádio Catedral (FM 106,7), Redevida e WebTV Redentor.

Informações: (21) 2292-3132

Nenhum comentário: