A Legião de Maria completou na última quarta, dia 7 de setembro, 90 anos de fundação no mundo e 60 no Brasil, especificamente no Estado do Rio de Janeiro. Uma Missa foi celebrada, na Catedral Metropolitana, para comemorar a data, durante o tradicional Encontro Legionário do Dia da Pátria. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Edson de Castro Homem, e concelebrada pelo Pároco da Catedral, Monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro e pelo Diácono Luiz Augusto.
Legionários da Arquidioceses e também de Dioceses vizinhas, como Niterói, Nova Iguaçu e Caxias, também participaram do encontro. Além disso, diferente do que muitos fiéis imaginam, era grande a quantidade de jovens legionários, confirmando, assim, uma das novas metas colocadas pelo Conselho dos Legionários para a comemoração desses 90 anos — o recrutamento de jovens para o movimento.
Segundo o Assessor de Comunicação do Conselho Superior da Legião de Maria do Rio de Janeiro, Hélio Euclides, o trabalho do movimento nesses 90 anos sempre foi enraizado na comunhão e na unidade entre os irmãos.
— Todo legionário, no dia de hoje, está em festa. No mundo todo será um ano de muitas festividades para comemorar esses 90 anos. E o diferencial da Legião de Maria é que ela é igual em todos os lugares, ela segue um manual e quando um legionário está em festa em uma parte do mundo, do outro lado o outro também está. Isso que a internet traz hoje, das comunidades e da vivência do coletivo, há 90 anos atrás a Legião de Maria já fazia, explicou.
Já com relação à presença de jovens no movimento, o Assessor de Comunicação definiu como algo importante para a renovação e continuidade do trabalho realizado pelos legionários que já passaram e também para os que estão atualmente no movimento.
- Eu fico muito feliz com a participação dos jovens no movimento. Hoje a leitura da Santa Missa foi feita pelo Iago, do Vicariato da Leopoldina, que está há apenas três dias no movimento e já me disse que está gostando muito. Você vê que o grupo da Legião de Maria é composto por muitas senhoras e senhores, mas ele precisa de uma renovação e o jovem é fundamental para que o grupo não acabe, disse Hélio.
Para o Bispo Auxiliar e Diretor Espiritual do Movimento, Dom Edson de Castro Homem, a Legião de Maria é um exército poderoso porque tem Maria à sua frente.
— Dizemos na música “quem é essa que avança como Aurora, temível como o exército em ordem de batalha...” e nós precisamos meditar essa frase. Maria é um exército poderoso que não só luta pelo bem, mas que vence o mal e é, por isso, que a Legião de Maria é forte, porque a Virgem é poderosa e ela vai à frente do legionário. As dificuldades são fumaças passageiras e essa certeza deve conduzir todos os legionários e legionárias, um exército de Cristo e de Maria, afirmou Dom Edson.
Ao final da celebração, o Pároco da Catedral Metropolitana, Monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro, recordou aos fiéis a importância do dia 7 de setembro e aproveitou para fazer uma breve homenagem e agradecer aos militares que fazem a segurança dos fiéis diariamente na Catedral. O Monsenhor agradeceu ainda a presença da Fundadora da Legião de Maria no Brasil e atual Presidente no Rio de Janeiro, Yolanda Vieira Ribeiro, a do Vice-Presidente, João Augusto Moreira e do Diretor Espiritual do Movimento e Legionário, Dom Edson de Castro Homem, que foi aplaudido de pé pelos fiéis.
— A Legião de Maria é a coluna da Igreja, que adentra, de fato, onde muitas pastorais não conseguem entrar. Os legionários entram e conquistam os corações das pessoas que eles alcançam porque têm Maria à frente desse movimento, declarou Monsenhor Aroldo.
A Legião de Maria no Brasil foi implantada primeiramente no Rio de Janeiro em 1950. A data oficial da fundação é 24 de outubro de 1951. Mas, na realidade, tudo começou com a fundação provisoriamente de um Praesidium, "Refugium Peccatorum", com 10 legionários, que teve sua primeira reunião em 07 de julho de 1951.
A Legião de Maria da Arquidiocese do Rio de Janeiro fica na Rua Benjamin Constant, 23 – Sala 505 – Glória. Informações pelo telefone 2509-6479 ou através do e-mail senatus@legiaodemaria.org.br .
Fonte : Arquidiocese de São Sebastião do RJ
*Fotos: Hélio Euclides
Nenhum comentário:
Postar um comentário