sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Parte para a casa do Pai Dom Bruno Gamberini - “Bendito o nome do Senhor”.


Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para São Paulo na madrugada da última sexta-feira, 26.

Um boletim médico divulgado às 13:30h de hoje informava que o quadro clínico do arcebispo era “gravíssimo” e que, por causa do agravamento da função renal, foi necessário iniciar hemodiálise. Às 15h veio o comunicado de sua morte.

Segundo nota divulgada pela arquidiocese, o corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Campinas. A missa de exéquias será na terça-feira, 30, às 10h, seguida do sepultamento do corpo na cripta da catedral.

Ainda de acordo com a nota, todas as igrejas da arquidiocese deverão rezar missas nos próximos sete dias em memória ao arcebispo.

Biografia

Nascido na cidade de Matão (SP), em 16 de julho de 1950, dom Bruno foi ordenado padre em 1974. Em 1995 foi ordenado bispo para a diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado arcebispo de Campinas.

No Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).

Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”.

Mais informações no site da arquidiocese: http://www.arquidiocesecampinas.com/

HOMENAGEM

Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento enviam carta de agradecimento pela vida de Dom Bruno (Toca de Assis)




GRATIDÃO AO NOSSO QUERIDO DOM BRUNO


“Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo nosso Senhor, Jesus Cristo” (I cor 15,57).

Em nome de todos os Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, elevo a Ti,Deus de amor, minha gratidão pela vida de Dom Bruno.

Recordo-me do seu abraço carinhoso onde ao mesmo tempo ecoava dos seus lábios em tom de muita confiança: Coragem! Coragem… Às vezes não tinha como esconder o sofrimento no semblante causado pelo amor de uma entrega de vida, embora sempre procurasse não demonstrar.

A última vez que o encontrei foi 15 de maio, celebrando os 17 anos da Toca de Assis, onde pude receber de suas mãos, as Constituições dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, nos aprovando como instituto de vida consagrada de direito diocesano, para experiência de cinco anos.

No final daquela Santa Missa, quando me chamou para me entregar as constituições, meio que automático e natural, no entanto inesperado, me deu um beijo no rosto de maneira tão carinhosa e amorosa.

Foi o último dia que pude vê-lo…

Meu querido arcebispo Dom Bruno, na esperança que nos é dada em Nosso Senhor Jesus Cristo, posso contemplar em ti a VITÓRIA, onde posso ler em sua autenticidade: “combati um bom combate, guardei a fé…”

Obrigado por este pastor que tanto nos acolheu, nos impulsionou a irmos adiante, a não desanimarmos e em especial, a não perdermos a confiança em Ti.

Obrigado Dom Bruno pela sua alegria e humor que estavam sempre presentes em nossos encontros;

Obrigado pelo vosso coração e vossa casa que foi sinal muito claro da mãe Igreja.

Obrigado por partilhar o dom da sabedoria onde com arte amorosa e atenciosa, se fazia, PORTAS SEMPRE ABERTAS.

Obrigado primeiramente pelo amor a Jesus, depois a nós, aos pobres, aos padres, a vida, e a Santa Igreja.

Obrigado pela sua vida consumida na obra de salvação de muitas e muitas almas.

Obrigado pelo pai, pastor e amigo que sempre foi.

Agora se encontra com o Pai do céu e com o Pastor dos pastores Jesus – em um encontro-ação de Amor que é o Espírito Santo. O Amor trinitário que muito se expressou em ti, te acolheu no seio da Páscoa eterna.

Aqui nesta terra muito intercedeu por nós, agora te pedimos que, interceda por nós do céu, para que um dia possamos juntos, todos, cantar o Canto do Amor e da Vitória eterna. O CÉU É LOGO!

Muito obrigado por tudo,

Amado e querido Dom Bruno!

“Graças sejam dadas a Deus…”

CARINHO, AFETO, AMOR, GRATIDÃO, SAUDADES!

Ir. Gabriel do Verbo de Deus

Ministro geral – FPSS

Fonte : Site Toca de Assis





Nenhum comentário: