segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Um Reino para AINDA se conquistar !


Vivemos numa sociedade que tenta de todas as formas mostrar um suposto valor que existe em viver conforme aquilo que o mundo dita, ou o que a moda oferece e apresenta... assim hoje eu vivo e me comporto de uma forma, porque é assim que as pessoas "normais" se comportam, e amanhã porque estas pessoas "normais" mudam o estilo eu também preciso mudar. E isto se aplica também nas nossas escolhas, sou condicionado a escolher aquilo que estas pessoas "normais" escolhem.
Esta é a chamada cultura "Carpe Diem" que significa: " colhe o dia, goza o presente." E com isso vemos o aumento do consumismo e perda do mistério, o sentido de quem somos e porque existimos.

Falamos acima das pessoas "normais", então vos pergunto: qual é o teu normal? Qual é a tua essência? Em Gênesis podemos ler: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."Gen 1, 26b. Eis aí nossa essência: criados a imagem e semelhança do nosso Criador. Criados na vontade de Deus, precisamos caminhar na Vontade de Deus. Caminhar conforme aquilo que somos: Filhos de Deus e não conforme as "roupagens" que o mundo nos dá. Roupagens que nos transformam naquilo que temos, naquilo que vestimos, naquilo que comemos... nos transformamos e se valoriza por aquilo que gastas, ou o quanto eu recebo, este é o "Carpe Diem" que retira de nós as vestes de Filhos de Deus, descaracterizando-nos da verdade a qual fomos criados. E por querer gozar sempre os prazeres do hoje temos o medo de viver uma radicalidade para Deus, temos insegurança, porque estamos muito presos no agora, naquilo que tenho, naquilo que vejo.
E a busca da santidade nos leva ao contrário de tudo isso; nosso coração é chamado a buscar aquilo que é eterno. Esta busca é marcada por renúncias, renúncias de valores antigos por valores reais. Em Mt 13,44-45. o Senhor nos mostra perfeitamente esta inversão de valores:"Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra." Jesus conta a parábola do negociante de pérolas, que ao encontrar uma de grande valor, vendeu todas as outras para adquirí-la. O negociante desfez das outras pérolas porque esta que encontrou era preciosa, valia muito mais que as "bijuterias" que o mundo oferecia. Jesus é esta pérola preciosa que vale infinitamente mais do que qualquer coisa na face da terra. Porém para adquirir esta pérola eu preciso me desfazer de todos os falsos valores que trago comigo. E é aqui que entra minha radicalidade. Aquele negociante vendeu tudo, se desfez de tudo para que pudesse comprar, adquirir aquele tesouro.
Hoje o jovem precisa descobrir o valor que Jesus tem em sua vida, descobrir que ser deDeus vale a pena... E o mundo sabe que quando o jovem descobrir isto, a vida dele vai mudar, porque ele venderá todos os tesouros, todas as "roupagens", para aquirir Jesus o Bem Maior . Pois quando o jovem descobrir Jesus, ele romperá com o mundo.


Você já parou para pensar e observar as letras das músicas que tocam nas rádios? Que projeção ao futuro existe nestas letras? É a cultura do prazer, da orgia e da bebedeira... e por aí vai.
Talvez possa estar se perguntando: o que tudo isso tem haver comigo? Talvez tenha se lembrado de um amigo ou parente teu que ainda não vive na Igreja, porém não estamos ilesos a tudo isso. Porque eu e você fomos criados nesta cultura, nesta sociedade. E por mais que eu queira negar, isso impregnou de alguma forma os meus comportamentos, a minha forma de agir e pensar, de alguma forma isso ainda é presente em nós e é justamente por isso que quando se fala de radicalidade, quando se fala de assumir um compromisso, de uma forma muito subjetiva, nós "trememos na base".

Por que muitos jovens têm medo de assumir o chamado de Deus para uma vida religiosa ou sacerdotal? Porque muitos estão imersos no "Carpe Diem" e temem encontrar aquilo que é eterno: a vontade de Deus em suas vidas.


É necessário caminharmos com os olhos fixos no Senhor, contemplar o imensurável valor deste Tesouro. Desta forma vai se instaurando em cada um de nós o Reino de Deus em nosso coração, que muitas vezes é um reino que ainda precisa ser conquistado. Deixemo-nos pois sermos conquistados por Deus.


Lembre-se: a sua essência é ser filho de Deus e o teu tesouro é Jesus. Por este tesouro vale abandonar as suas pérolas que te prendem ao hoje.

Cristo Rei do universo, vinde reinar em nossos corações!
Fonte : Blog Vocacional Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento
Por Ir.Isaías Maria dos Santos Serafins.



2 comentários:

Joana disse...

Oi,Márcia!Estou fazendo parte dos Catequistas Unidos e vim visitar seu blog. Meu nome é Joana, tenho 12 anos e sou coroinha em minha comunidade. Gostei muito de tudo por aqui e já estou te seguindo.
Venha conhecer meu cantinho também, que ficarei muito contente.
Deus abençoe você!
Beijinhos perfumados,
Joana

sorrindocomjesus.blogspot.com

IVANI disse...

Olá Marcia, belíssima reflexão.
Prazer em conhece-la.
Abraços