sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É Primavera - a Estação das Flores !



























Todos os anos há quem espere ansiosamente por esta bela estação, há quem diga que é a mais bela de todas as quatro estações. Nesta época do ano não temos mais o frio intenso do Inverno e ainda não temos o calor do Verão, há um clima ameno, agradável, e acima de tudo florido. É mesmo lindo poder apreciar as flores e o verde dos jardins e das montanhas que ressurgem depois de “congelarem”, é como se o tempo tivesse parado e agora voltado a surgir juntamente com a Vida que estava adormecida ou mesmo “Morta”.
Esta é a estação do equinócio, como também o é a do Outono. Ambas precedem aos extremos climáticos do planeta, uma ao Inverno, outra ao Verão. Uma, ao intenso frio. A outra, ao intenso calor. O Equinócio é o momento do ano em que o dia dura exatamente o mesmo tempo que a noite, ou seja “12 horas”, isso colabora para termos um clima moderado e agradável. Neste momento do ano que no hemisfério Sul começa em 22 ou 23 de Setembro e vai até 21 ou 22 de Dezembro, e no hemisfério Norte começa em 20 ou 21 de Março e vai até 21 ou 22 junho, temos o Sol mais “próximo do equador”. Quem está nos trópicos ou mais para os pólos sul ou norte, pode sentir melhor as estações do ano e nesse momento há uma amenidade intermediária ao extremo clima.
Prima Vera… Prima Vera… é como muitos brincam chamando essa estação, como se chamassem a sua amada Prima Vera para brincar… Aliás é um lindo momento para brincar pois se pode ficar exposto ao belo clima em um parque, em uma floresta urbana, como é o caso da “Floresta da Tijuca” no Rio de Janeiro, a maior floresta dentro de uma cidade em todo o Planeta Terra, a propósito o Rio de Janeiro oferece uma diversidade imensa de lugares naturais com excelente clima nesta época do ano, são parques, praias, bosques, praças, além de diversas florestas e “parques nacionais” em reservas. Portanto se você está em um ponto do planeta que pode aproveitar essa estação do equinócio, seja a primavera do Sul ou o Outono do Norte, aproveite! ela dura pouco…
Quando começa a estação da Primavera o dia é idêntico à noite, porém a cada dia que passa o dia vai ficando mais longo e a noite mais curta, dessa maneira vamos tendo mais tempo de sol a cada dia até culminarmos com o dia mais longo do ano no Verão, aí teremos o Solstício e o Sol começa a “retornar novamente” até chegar outra vez no outro equinócio, mas agora o de outono e aí vai o processo contrário o dia vai ficando mais curto e a noite mais longa até culminar com a noite mais longa do ano, chegamos no Inverno.
A natureza é linda, nossa viagem nessa Nave espacial também o é, vivamos as estações do ano. Viva a Primavera!!
Curiosidades e informações quanto à Primavera
Neste momento do equinócio pode-se observar com fidelidade os pontos cardeais, sabendo-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste localiza-se com precisão o Norte e o Sul. Mas, como vimos, isso só ocorre neste dia, depois o sol vai se dirigindo para o Sul. Dependendo do hemisfério em que nos encontramos teremos uma perspectiva diferente. Se estivermos no Sul observamos o sol vindo em nossa direção se estamos no Norte observamos o sol indo “embora”.
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
A primavera é o início da reprodução de muitas espécies vegetais e animais, muitos pássaros “namoram” nessa época.
Veja algumas das plantas que tem destaque nessa época do ano: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Aproveite para visitar as cidades serranas é lindo!!

Excelente colheita e oferta de flores para vocês e seus amigos !
Texto extraído de : Benito Pepe

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

A PRIMAVERA SEMPRE ME TRAZ ALGO DE BOM DENTRO DE MIM. É UMA ESTAÇÃO MÁGICA QUE NOS FAZ LEMBRAR DA MARAVILHA QUE DEUS NOS OFERECE, QUE AS VEZES NÃO SABEMOS CUIDAR.
ABRAÇO QUERIDA.

Márcia Nunes disse...

É Verdadee Jonathan,

Reclamamos se chove, se faz sol, e não percebemos a grandiosidade que é a nossa natureza, e que nós mesmos estamos destruindo.

Abraço Fraterno.
Márcia Nunes

Vive e Reina